Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Onde é que está o PS de esquerda?", pergunta Fernando Rosas

O fundador do BE Fernando Rosas questionou hoje "onde está o PS de esquerda", rejeitando uma "espécie de sopa" entre esquerda, direita e centro nas questões cruciais que "exigem uma tomada de posição" sobre o lado que se escolhe.

"Onde é que está o PS de esquerda?", pergunta Fernando Rosas
Notícias ao Minuto

23:54 - 15/05/19 por Lusa

Política Europeias

No jantar-comício da campanha do BE para as eleições europeias, o fundador Fernando Rosas subiu ao palco para discursar - antes da cabeça de lista, Marisa Matias, e da líder bloquista, Catarina Martins -, tendo apontado ao PS nos recuos e "cambalhotas" ao longo da legislatura sobre professores, energia, taxa sobre especulação imobiliária ou PPP na saúde.

"Onde é que está o PS de esquerda? Onde é que está a esquerda do PS? Onde é que se situam as forças dentro do PS que querem mudar verdadeiramente a situação do país e, também, a situação na Europa?", questionou, em tom crítico.

Na visão de Rosas, os socialistas, não estão dispostos "a enfrentar nenhuma luta de fundo e de princípio acerca do sentido e do significado das políticas da Europa".

"Eu gostava de dizer que não me parece possível nem aceitável que em relação a questões cruciais da nossa estrutura económica, da nossa vida, dos direitos do trabalho, não me parece possível haver alguém que tem soluções positivas para quem trabalha, para a população feitas de uma espécie de sopa entre a esquerda, a direita, o centro, o alto e o baixo", condenou.

Para o fundador bloquista, "há questões cruciais que exigem uma tomada de posição".

"Acerca da saúde pública, do SNS, dos direitos do trabalho, ou se está de um lado ou se está do outro", observou, deixando claro que os bloquistas não tem dúvidas sobre o seu posicionamento.

Mas Rosas também apelou ao voto no dia 26 de maio e foi o primeiro a pôr nomes na meta eleitoral do partido para as europeias.

"Vamos pôr a Marisa e o Zé Gusmão no Parlamento Europeu", pediu, por três vezes, traçando assim o objetivo de eleger dois eurodeputados.

Nas europeias de 2014, o BE perdeu dois eurodeputados e conseguiu apenas eleger Marisa Matias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório