Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

CDU solidária com trabalhadores da AutoEuropa meia hora após Bloco

O cabeça de lista europeu da CDU solidarizou-se hoje com os trabalhadores da Autoeuropa, em Palmela, e suas insatisfações laborais, escassa meia hora depois da presença da concorrente do BE, Marisa Matias, nos mesmos portões da fábrica de automóveis alemã.

CDU solidária com trabalhadores da AutoEuropa meia hora após Bloco
Notícias ao Minuto

17:06 - 13/05/19 por Lusa

Política Campanha

Entre as 15:30 e as 16:00, João Ferreira e a caravana de campanha eleitoral que junta comunistas e ecologistas distribuíram panfletos de propaganda aos funcionários que iam terminando a respetiva jornada de trabalho, ouvindo queixas e reivindicações e alguns cumprimentos de apoio.

"Bom descanso, mais força à CDU para valorizar o trabalho", repetiu incessantemente o eurodeputado da CDU. Meia hora antes tinha sido a vez da eurodeputada e recandidata do BE, Marisa Matias, e sua comitiva terem estado à frente dos mesmos torniquetes para saudar os trabalhadores e distribuir jornais de campanha à entrada de um dos turnos.

O início desta ação bloquista foi mesmo antecipado em cerca de 15 minutos para terminar sem coincidir com a iniciativa da CDU, não tendo havido assim contacto direto entre as duas comitivas.

"A produção e criação de riqueza não é incompatível com a valorização do trabalho e dos trabalhadores. Tem sido possível, aqui nesta empresa, fruto da luta dos trabalhadores, valorizar salários, avançar no plano dos direitos e combate à precariedade", afirmou João Ferreira.

Contudo, segundo o candidato comunista, "há ainda, na empresa e conjunto do parque industrial, níveis de precariedade assinaláveis".

"Temos um tipo de trabalho particularmente penoso, uma forte prevalência de turnos, muitos trabalhadores a queixarem-se de trabalhar por turnos ou ao domingo. Queremos Instituir à escala europeia do princípio do não-retrocesso para haver avanços do ponto de vista civilizacional. Não defendemos uma sociedade em que a precariedade e a instabilidade estão generalizadas. Não é um modelo de sociedade que possamos aceitar e por isso lutamos por outro", disse.

O eurodeputado e vereador em Lisboa defendeu que o progresso científico e tecnológico deve servir formas para aliviar os horários trabalho e permitir a "compatibilização entre vida familiar e vida profissional, tirando em setores de atividade que deem resposta a necessidades sociais imperativas" e requeiram o trabalho "por turnos ou aos fins de semana".

João Ferreira advogou ainda a necessidade de "aumentar o grau de incorporação de peças e produtos de produção nacional" na produção automóvel global da fábrica de Palmela.

"Fizemos tudo o que era possível e continuaremos a fazer. Andamos aqui [na Autoeuropa] e não apenas quando há eleições, com alguma regularidade", garantiu ainda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório