Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Candidatos a estagiários da PJ têm de pagar 100€? PSD quer saber porquê

Concurso externo de ingresso para admissão de cem inspetores estagiários da Polícia Judiciária pede 100 euros aos candidatos. Deputados da Juventude Social Democrata (JSD) criticam esta obrigatoriedade que serve "apenas para iniciar o processo" de candidatura e questionam ministra da Justiça.

Candidatos a estagiários da PJ têm de pagar 100€? PSD quer saber porquê
Notícias ao Minuto

17:09 - 13/05/19 por Melissa Lopes

Política PJ

Foi publicado em Diário da República, no passado dia 3 de maio, um concurso externo para admissão de 100 candidatos ao curso de formação de inspetores estagiários da Polícia Judiciária. 

Para concorrer, os interessados devem ter idade inferior a 30 anos e pagar uma quantia de 100 euros para iniciar o processo de candidatura, conforme se pode ler no ponto 9.4 do despacho. 

Ora, os deputados da JSD endereçam uma pergunta à ministra da Justiça questionando sobre qual a razão para a exigibilidade dessa quantia, considerando  "incompreensível" que seja exigido 100 euros a jovens que se encontram a ingressar no mercado de trabalho. 

"Tal é ainda mais inadmissível, atendendo ao facto de o concurso em questão ser para ingresso na função pública", acrescentam. 

Na pergunta, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os deputados lembram que os jovens enfentam, atualmente, diversas dificuldades para iniciar uma vida independente, designadamente "os obstáculos à frequência do Ensino Superior, com estudos recentes a demonstrar que 41% dos alunos se vêem obrigados a desistir por dificuldades económicas, até à elevada carga fiscal aplicada assim que iniciam o seu percurso profissional (nos casos em que o conseguem)".

A questão dirigida a Francisca Van Dunem é assinada pelos deputados social-democratas da JSD Margarida Balseiro Lopes, Laura Magalhães, Bruno Coimbra, Simão Ribeiro e Joana Barata Lopes. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório