Foi publicado em Diário da República, no passado dia 3 de maio, um concurso externo para admissão de 100 candidatos ao curso de formação de inspetores estagiários da Polícia Judiciária.
Para concorrer, os interessados devem ter idade inferior a 30 anos e pagar uma quantia de 100 euros para iniciar o processo de candidatura, conforme se pode ler no ponto 9.4 do despacho.
Ora, os deputados da JSD endereçam uma pergunta à ministra da Justiça questionando sobre qual a razão para a exigibilidade dessa quantia, considerando "incompreensível" que seja exigido 100 euros a jovens que se encontram a ingressar no mercado de trabalho.
"Tal é ainda mais inadmissível, atendendo ao facto de o concurso em questão ser para ingresso na função pública", acrescentam.
Na pergunta, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os deputados lembram que os jovens enfentam, atualmente, diversas dificuldades para iniciar uma vida independente, designadamente "os obstáculos à frequência do Ensino Superior, com estudos recentes a demonstrar que 41% dos alunos se vêem obrigados a desistir por dificuldades económicas, até à elevada carga fiscal aplicada assim que iniciam o seu percurso profissional (nos casos em que o conseguem)".
A questão dirigida a Francisca Van Dunem é assinada pelos deputados social-democratas da JSD Margarida Balseiro Lopes, Laura Magalhães, Bruno Coimbra, Simão Ribeiro e Joana Barata Lopes.