Meteorologia

  • 24 JUNHO 2019
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Estado está "bem encaminhado para adquirir capital privado do SIRESP"

Luís Marques Mendes avançou, no seu espaço de opinião na SIC, que o Estado já não deverá avançar com a nacionalização do SIRESP, optando por uma "aquisição amigável".

Estado está "bem encaminhado para adquirir capital privado do SIRESP"

Luís Marques Mendes avançou, este domingo, que a SIRESP, a operadora da rede de emergência nacional, não deverá ser nacionalizada.

O comentador da SIC referiu-se à notícia avançada pelo Público no sábado, que dava conta de um "ponto de ruptura" nas negociações entre o Governo e a SIRESP, avançando com possível nacionalização ou requisição civil, e esclareceu que a nacionalização, embora tivesse sido colocada em cima da mesa, acabou por cair. "Em princípio, a nacionalização, ideia ponderada pelo Governo e que poderia avançar no fim de semana, não vai avançar", avançou.

"Estão em curso negociações entre as partes, SIRESP e Governo, no sentido de o Estado adquirir por via amigável, por acordo, o capital privado do SIRESP", revelou o antigo líder do PSD.

Sublinhe-se que as negociações entre o Executivo e a Altice, principal acionista da empresa que gere a rede nacional de emergência, assentam num diferendo de cerca de 11 milhões de euros, que a SIRESP investiu para poder melhorar a rede e que o Governo ainda não pagou.

Luís Marques Mendes indicou que o Governo ficou impossibilitado de pagar quando o Tribunal de Contas recusou o visto à revisão do contrato a celebrar entre o Estado e o SIRESP, sendo seguida, portanto, a via da negociação amigável.

"Neste fim de semana, em princípio, caiu a ideia de nacionalização", adiantou o ex-secretário de Estado, acrescentando que as "negociações estão bem encaminhadas, estão em curso, com vista a uma aquisição amigável". Porém, avisou, "até ao lavar dos cestos é vindima", mantendo, assim, tudo em aberto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório