Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

CDS desafia PSD e PS para pacto contra fim do veto na UE

O cabeça-de-lista do CDS às europeias desafiou hoje PSD e PS a um pacto alargado contra o fim do direito de veto e da regra de unanimidade nas instituições na União Europeia (UE).

CDS desafia PSD e PS para pacto contra fim do veto na UE
Notícias ao Minuto

15:49 - 09/05/19 por Lusa

Política Nuno Melo

Esta foi uma das cinco propostas de Nuno Melo numa conferência de imprensa, em Lisboa, para assinalar o Dia da Europa, a 15 dias das eleições em Portugal para o Parlamento Europeu, marcadas para 26 de maio, e que também versam a reorientação de fundos comunitários, por exemplo, para a proteção e limpeza do mar.

"O que propomos é um pacto alargado aos partidos para um compromisso eleitoral de que todos, os que queiram, se oponham, no parlamento nacional e no plano europeu, a qualquer tentativa de eliminação do direito de veto ou o fim da regra da unanimidade", disse Nuno Melo a uma plateia de uma sala de hotel, em Lisboa, onde estavam a líder do partido, Assunção Cristas, e outros dirigentes nacionais.

O eurodeputado centrista alegou que o primeiro-ministro, António Costa, já admitiu a hipótese e o mesmo fez o social-democrata Carlos Moedas, ex-secretário de Estado e comissário europeu escolhido pelo anterior governo PSD/CDS.

É "preocupante", disse, que "altos representantes do PSD e do PS" estejam a "querer terminar" com direito de veto e da regra da umanidade, ainda que, nesta fase, a questão "esteja a ser tratada em tese".

Veto e regra da unanimidade são dois "meios de defesa do Estado português" de que o país não deveria abdicar e desafiou PS e PSD a dizerem "antes de dia 26" se "sim ou não" são contra ou favor.

As eleições europeias em Portugal estão marcadas para 26 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório