Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Jerónimo diz que "dar força à CDU" é fundamental para que país avance

O secretário-geral do PCP lembrou no sábado que se aproximam as eleições europeias e que é fundamental "dar força à CDU" para que o país avance, criticando a política de direita que aceita as imposições da União Europeia.

Jerónimo diz que "dar força à CDU" é fundamental para que país avance
Notícias ao Minuto

06:19 - 05/05/19 por Lusa

Política Europeias

"Todos os que querem ver o país avançar e os seus direitos afirmados devem dar mais força à CDU. Esta opção é fundamental, reforçar a CDU para avançar até onde é preciso em vez de andar para trás, seja pela mão do PS ou do PSD e CDS", defendeu Jerónimo de Sousa, num comício, na Moita, distrito de Setúbal.

Falando para cerca de 100 militantes, o líder comunista advertiu que faltam apenas 21 dias para a primeira batalha eleitoral, onde o que está em causa é saber se no Parlamento Europeu haverá "deputados que defendem os trabalhadores e o povo", como faz a CDU, ou se vão existir deputados que "aceitam submeter o país às imposições da União Europeia, como fizeram no passado, e farão no futuro, os deputados do PS, PSD e do CDS".

Para o líder comunista, "muito pouco diferencia" estes três partidos, até porque estão unidos na "aceitação aos constrangimentos do euro que condicionam e inviabilizam qualquer projeto de desenvolvimento soberano".

Jerónimo de Sousa criticou ainda a "política de ditadura do défice" que impede a resposta necessária a investimentos na saúde, educação, nos serviços públicos e a concretização de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento do país.

A este propósito, o secretário-geral do PCP voltou a abordar a questão da contagem do tempo de serviço dos professores, criticando a justificação orçamental do primeiro-ministro, António Costa.

"O truque é este, definem por tratado orçamental qual o nível do défice. Tivemos no nosso país um Governo mais 'papista' que o papa que reduziu ainda mais do que a União Europeia impunha [...], mas a questão central que se pode colocar, definem regras, arranjam esta malha apertada no tratado orçamental, mas como é que o Governo PS vem falar que não há dinheiro e há bem pouco tempo acudiram a banca com mil milhões de euros por causa das suas trafulhices", questionou.

Neste comício, o líder comunista lembrou também como o PCP contribuiu para uma "nova fase da vida política nacional", com a reposição de rendimentos e direitos, como o aumento extraordinário de pensões e reformas, manuais escolares gratuitos até ao 12.º ano, descongelamento de carreiras e alívio fiscal, além da reposição da "esperança para milhões de portugueses".

Jerónimo de Sousa garantiu que o partido "está confiante" com o resultado das eleições europeias, apelando aos militantes que o esforço da campanha não seja entregue apenas aos candidatos, mas sim que todos sejam "um pouco candidatos da CDU, lutando por um bom resultado no dia 26 de maio".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório