Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Vital Moreira fala em "fetichismo ideológico" quanto às PPP na Saúde

Jurista acredita que "a verdadeira 'privatização' do SNS está noutro lado".

Vital Moreira fala em "fetichismo ideológico" quanto às PPP na Saúde
Notícias ao Minuto

12:20 - 03/05/19 por Pedro Filipe Pina

Política SNS

Para Vital Moreira, "é estranha a fixação da esquerda na questão das PPP" [parcerias público-privadas].

O jurista, que foi cabeça de lista do PS às Europeias de 2009, realça esta questão a propósito das PPP no setor da saúde., discordando do que diz ser uma "fixação", isto "quando é indesmentível que a verdadeira 'privatização' do SNS está noutro lado".

Em causa, concretizou Vital Moreira no blogue Causa Nossa, está uma privatização que, na verdade, se verifica "no volume crescente de cuidados de saúde subcontratados pelo próprio SNS a prestadores privados, por défice de capacidade daquele" e "no volume crescente de cuidados de saúde prestados à margem do SNS, quer através de seguros privados de saúde, quer através da ADSE (gerida pelo próprio Estado!)", pode ler-se.

"O fetichismo ideológico quanto às PPPs obscurece o emagrecimento progressivo da quota do SNS na prestação global de cuidados de saúde entre nós. Ora, os hospitais PPP, esses, continuam integrados no SNS, não à margem dele", acrescenta.

"Há quem se preocupe apenas em saber onde é que o dinheiro público destinado à saúde é gasto, querendo significar que deve ser sempre gasto na gestão pública e nunca na gestão delegada a privados", diz ainda o jurista, que defende qe esta é "uma perspetiva desfocada: o que deve preocupar é saber onde é que o dinheiro público rende mais, em termos de cuidados de saúde prestados e de utentes servidos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório