Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

"Juízes a ganhar mais do que o primeiro-ministro. É isto o socialismo?"

O líder do PSD não 'desarma' e, esta terça-feira, convida os seus seguidores a fazerem uma comparação entre salários. Quais? Os dos juízes e os da restante Função Pública.

"Juízes a ganhar mais do que o primeiro-ministro. É isto o socialismo?"
Notícias ao Minuto

14:37 - 30/04/19 por Ana Lemos

Política Rui Rio

Depois de ter acusado o CDS de "falta de sentido de Estado", por terem proposto que o salário dos juízes tenha como teto máximo o vencimento do Presidente da República, Rui Rio volta 'ao ataque' e, outra vez, através da rede social Twitter.

"Compare-se os salários dos Magistrados com os das demais carreiras da função pública e, depois, avalie-se o sentido de Estado e de justiça deste Governo", escreve o líder do PSD, anexando ao post um quadro com os valores atuais dos salários dos magistrados e a proposta do Governo.

Já em abril, recorde-se, Rio acusou o Executivo de andar "à deriva" na progressão de carreiras na Função Pública devido à proximidade das eleições e defendeu que "ninguém deve ganhar mais do que o Presidente da República".

"Não é politicamente correto, nem popular, mas é a minha convicção desde há muitos anos: na função pública o salário do Presidente da República deve ser o mais alto e ninguém deve ganhar mais que o primeiro-ministro. É um princípio que há muitos anos defendo", afirmou, salientando que esta sua posição não se limita aos magistrados.

Agora não só mantém a tese como a descreve em números. Por exemplo, refere o quadro apresentado pelo líder 'laranja', um juiz desembargador presidente do Tribunal da Relação passará, se a proposta do Governo seguir em frente, a ganhar cerca de 7.600 euros face aos cerca de 7.130 euros que recebe atualmente.

Mas estes valores aumentam de acordo com a categoria/escalão. Vejamos o caso de um juiz conselheiro, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou do Conselho Superior da Magistratura (CSM) que atualmente ganha cerca de 7.500 euros e que pode vir a receber 8.160 euros. O mesmo sucede no caso do presidente do STJ que passará a ter um salário de 8.830 euros, face aos atuais 8.130 euros.

Perante estes números, Rui Rio deixa no ar a questão: "Ao propor uma nova lei, que permite que os Juízes possam ganhar mais do que o próprio Primeiro Ministro. É isto o socialismo?"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório