Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

PCP quer reforçar proteção para vitimas de acidentes de trabalho

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa admitiu hoje avançar no parlamento com um agendamento potestativo visando aprovar ainda na presente legislatura medidas para reforçar a proteção dos trabalhadores vítimas de acidentes no trabalho.

PCP quer reforçar proteção para vitimas de acidentes de trabalho
Notícias ao Minuto

12:30 - 26/04/19 por Lusa

Política Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa disse que o PCP vai propor que a comissão parlamentar de Trabalho "priorize" as iniciativas legislativas comunistas que baixaram sem votação à comissão de especialidade.

"Se não o fizer, vamos usar os nossos direitos potestativos para, ainda nesta legislatura, procurar aprovar medidas que correspondam àqueles que são os anseios legítimos de uma situação inaceitável em que muitas vezes se cometem crimes", declarou Jerónimo de Sousa.

O secretário-geral comunista falava aos jornalistas no parlamento, no final de uma audiência com representantes da Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho.

Para Jerónimo de Sousa, as iniciativas legislativas que aguardam discussão na especialidade "dariam resposta" a vários dos problemas em causa, nomeadamente para reforçar o "acompanhamento familiar", a revisão da tabela de acidentes de trabalho e a consignação de 1% do montante das verbas que resultem de coimas por infrações àquela associação nacional.

O líder comunista salientou que os acidentes de trabalho em Portugal constituem uma "realidade brutal no país", com 250 mil acidentes de trabalho num ano, dos quais resultaram 130 mortos.

"Trata-se de um autêntico atentado à vida por parte daqueles que se sujeitam ao trabalho sem condições e segurança e que depois em consequência desses acidentes se confrontam com os interesses das seguradoras que naturalmente procuram fugir às responsabilidades", declarou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório