Meteorologia

  • 24 JUNHO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Bloco anuncia manifesto eleitoral e ações de campanha acessíveis a todos

A coordenadora do BE anunciou hoje que o partido irá ter o seu manifesto eleitoral às europeias acessível a todos os cidadãos, pretendendo traduzi-lo em 'braille' e em língua gestual portuguesa, bem como as ações de campanha.

Bloco anuncia manifesto eleitoral e ações de campanha acessíveis a todos

No final de um encontro com a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), em Lisboa, Catarina Martins salientou que para o BE "é muito importante que todos os cidadãos possam fazer escolhas informadas e possam participar nos processos eleitorais" e apelou aos restantes partidos para seguirem também esse caminho.

"Pela primeira vez, o BE vai ter o seu manifesto eleitoral acessível a toda a gente e vai ter as suas ações de campanha com o máximo de acessibilidade que conseguirmos", afirmou.

O manifesto eleitoral do BE, explicou, vai ser passado para 'braille' com a colaboração da ACAPO - devendo estar disponível em 6 de maio - e será também traduzido para língua gestual portuguesa, depois de já ter sido traduzido, com o apoio da Fenacerci (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social) para leitura fácil, para pessoas com problemas cognitivos ou de iliteracia.

"Todos os locais onde se desenrolam comícios e sessões do BE serão preferencialmente locais acessíveis a pessoas com diversidade funcional e garantimos que em todos eles haverá interpretação em língua gestual portuguesa", acrescentou.

Por outro lado, a coordenadora do BE garantiu que qualquer pessoa com dificuldades de mobilidade pode contactar o partido e pedir apoio para estar presente nas suas iniciativas eleitorais.

Catarina Martins defendeu que "ninguém pode estar excluído desse momento da democracia" que são as eleições e apelou aos restantes partidos para disponibilizarem os seus manifestos eleitorais de forma a serem acessíveis a todos, bem como alargar ao máximo os momentos de campanha a todos os cidadãos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório