Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Se as Europeias fossem hoje, PS ganhava e coligação Basta derrotava o CDS

Dados constam de um inquérito levado a cabo pelo projeto independente Opinion Podium.

Se as Europeias fossem hoje, PS ganhava e coligação Basta derrotava o CDS
Notícias ao Minuto

16:00 - 22/04/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Inquérito

Um inquérito realizado, na semana passada, no site do Opinion Podium mostra que o Partido Socialista seria o mais votado caso as eleições Europeias se realizassem hoje.

Segundo os dados a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o PS seria a lista mais votada com 25% dos votos dos inquiridos. Em segundo lugar surgiria o PSD, com 20% e, em terceiro, a CDU, com 11%.

O destaque vai para o resultado que a coligação Basta obteria (7%), ficando, assim, à frente do Bloco de Esquerda (apesar de a percentagem ser a mesma), do CDS (6%), da Aliança (6%) e do PAN (5%).

Estes resultados percentuais resultariam, tal como se lê no relatório do inquérito, na eleição de sete deputados socialistas (menos um do que em 2014), cinco sociais-democratas e um centrista (menos um do que a coligação Portugal à Frente de 2014) e três deputados da CDU (tal como há cinco anos).

Neste aspeto, o destaque vai, novamente, para a coligação Basta que elegeria dois deputados e para o PAN que conseguiria eleger um, o que não aconteceu no sufrágio de 2014. Já o Bloco conseguiria um deputado, tal como há cinco anos, e o Aliança um outro deputado.

Notícias ao Minuto© Opinion Podium

O inquérito, feito numa base comparativa aos resultados de 2014, mostra que existe uma “reincidência de voto”: 84% entre os respondentes que votaram CDU em 2014, 83% entre os que votaram PAN, 70% entre os que escolheram PS e uma reincidência de apenas 51% entre os que votaram Bloco de Esquerda – no entanto, os bloquistas conseguiriam ir buscar 8% do seu eleitorado a quem votou PS há cinco anos.

De destacar ainda que “de entre os respondentes que votaram em branco em 2014, 32% dizem que votarão numa lista que não tem atualmente assento no parlamento europeu”.

Quanto ao espetro político, o Opinion Podium mostra que é entre os “respondentes que se consideram de Esquerda e de Centro-Esquerda que há uma maior incidência devoto no PS”, sendo que é entre os “respondentes que se consideram de Centro, Centro-Direita e Direita que há uma maior incidência de voto no PSD”.

Para rematar, é de referir ainda que foram os inquiridos com maior nível de ensino que mostraram ter um maior conhecimento acerca de partidos e movimentos que não têm atualmente assento parlamentar, mostrando-se, também, mais pré-dispostos a dirigirem-lhe os seus votos.

"Para efeitos da construção desta amostra, foi considerado um subconjunto do total de respondentes que, até às 23:00 de 20 de abril de 2019, responderam a todas as 7 questões de resposta única do inquérito 'Eleições Europeias 2019' – o qual foi disponibilizado em 16 de abril de 2019", lê-se no site do projeto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório