Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Alojamento para estudantes: Costa defende "solução dois em um"

O primeiro-ministro defendeu hoje uma "solução dois em um" do fundo imobiliário que vai investir em habitação, incluindo alojamento para estudantes, por disponibilizar um "bem público" e diversificar as fontes de financiamento da segurança social.

Alojamento para estudantes: Costa defende "solução dois em um"
Notícias ao Minuto

14:48 - 22/04/19 por Lusa

Política Primeiro-ministro

António Costa discursou hoje na sessão em que simbolicamente foi entregue a antiga sede do Ministério da Educação ao da Habitação e Infraestruturas, que será transformada em residência, a preços controlados, para estudantes do ensino superior.

É uma estratégia "dois em um", uma "forma de disponibilizar bem publico, a habitação, e diversificar as fontes de financiamento da Segurança Social", afirmou, na apresentação do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) que promete, no prazo de 10 anos, duplicar o número de camas a preços acessíveis para estudantes deslocados do ensino superior.

O chefe do executivo afirmou ser partidário de "recuperar uma boa ideia", do tempo em que todo o planalto de Alvalade, desde a Praça de Londres à Avenida do Brasil", resultou "de sucessivas operações de investimento das então Caixas de Previdência" em habitação social.

"O que temos que fazer é recuperar esta boa ideia, evitando a especulação e o congelamento, que destruiria esse investimento na Segurança Social", disse.

O plano, já divulgado pelo Governo, tem prevista para uma primeira fase a disponibilização de mais de 12 mil camas em todo o país até 2022, aproveitando edifícios devolutos ou do Estado, espalhados por 42 concelhos.

Na cerimónia de hoje, na antiga sede do Ministério da Educação, estiveram presentes os ministros do Ensino Superior, Manuel Heitor, da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, além do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório