Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Maria João Rodrigues sancionada por assédio moral no Parlamento Europeu

Em causa está uma denúncia feita por uma assistente parlamentar do gabinete de Maria João Rodrigues.

Maria João Rodrigues sancionada por assédio moral no Parlamento Europeu
Notícias ao Minuto

08:40 - 18/04/19 por Notícias Ao Minuto

Política Eurodeputados

A eurodeputada socialista Maria João Rodrigues foi sancionada no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

A informação avançada pela SIC Notícias foi tomada esta quinta-feira de manhã e surge na sequência de um caso já noticiado em janeiro deste ano, na sequência de uma denúncia de assédio moral feita por uma assistente parlamentar do gabinete da eurodeputada portuguesa.

Maria João Rodrigues pode ainda recorrer da decisão.

Em janeiro passado, após o caso ter sido tornado público, Maria João Rodrigues, numa declaração escrita enviada à Lusa, lamentava que a assistente em causa "nunca tenha explicitado divergências de entendimento numa conversa franca, como é próprio duma equipa". Na altura, um grupo de atuais e antigos assessores da eurodeputada afirmou-se igualmente "chocado" e "surpreendido" com as acusações.

Na abertura da sessão do último dia da atual legislatura, em Estrasburgo, o vice-presidente Pavel Telicka anunciou que, "tendo em conta as conclusões da comissão de aconselhamento que lida com queixas de assédio", e "após considerar as declarações escritas feitas pelos envolvidos e ouvir a deputada", o presidente da assembleia, António Tajani, "decidiu impor uma sanção à deputada Maria João Rodrigues", na forma de "repreensão", dado o seu comportamento relativamente à assistente queixosa poder ser considerado "assédio moral", dá conta a Lusa.

A eurodeputada, que afirmara que as acusações contra si eram "ou injustificadas ou baseadas em factos não ocorridos", criticou ainda o que diz ser um caso "instrumentalizado" contra si, por atores políticos não nacionais, "no momento crítico da formação da lista de candidatos do PS para as eleições europeias" do próximo mês, lista essa da qual ficou excluída.

[Notícia atualizada às 10h]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório