Meteorologia

  • 25 ABRIL 2019
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 16º

Edição

Estónia pode contar com Portugal como "amigo e parceiro" na UE

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que a Estónia pode continuar a contar com Portugal como "amigo e parceiro" na União Europeia que apoia soluções justas, consensos e solidariedade.

Estónia pode contar com Portugal como "amigo e parceiro" na UE
Notícias ao Minuto

14:32 - 16/04/19 por Lusa

Política Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa falava perante a sua homóloga estónia, Kersti Kaljulaid, que hoje recebeu no Palácio de Belém, em Lisboa, no início da sua visita de Estado a Portugal.

O chefe de Estado português descreveu a Estónia como "uma sociedade tecnologicamente avançada, pioneira em soluções digitais para o século XXI e um país comprometido com o projeto europeu" e elogiou a "brilhante recente presidência estónia do Conselho da União".

Falando em inglês, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que esta visita de Estado de Kersti Kaljulaid a Portugal permitirá "aprofundar o debate" sobre temas como o próximo quadro financeiro plurianual, a reforma da União Económica e Monetário e o aprofundamento do mercado europeu.

"Em todas estas áreas, a Estónia pode continuar a contar com Portugal como um amigo e um parceiro que apoia soluções justas, promove consensos e acredita no valor da solidariedade. É a única forma de dar uma resposta às preocupações e expectativas dos nossos cidadãos, evitando o populismo e assim tornando a União um espaço mais próspero e coeso", afirmou.

Kersti Kaljulaid e Marcelo Rebelo de Sousa estiveram juntos em setembro do no ano passado na Letónia, na 14.ª reunião do Grupo de Arraiolos, constituído por chefes de Estado não executivos da União Europeia.

No final deste encontro a dois, no Palácio de Belém, o Presidente português classificou como "excelentes" as relações políticas entre Portugal e a Estónia.

"Conhecemo-nos há muitos anos, como testemunham os registos de trocas comercias durante os tempos das descobertas portuguesas. Uma aliança que tem sido fortalecida pela nossa pertença comum à União Europeia e à NATO, bem como pela nossa mútua compreensão dos desafios que as nossas sociedades enfrentam", disse.

Marcelo Rebelo de Sousa expressou orgulho no contributo português para a vigilância do espaço aéreo do Mar Báltico e referiu que "Portugal sempre apoiou uma Estónia independente, cujo centenário foi celebrado no ano passado".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório