Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Tinha a ilusão que o debate político podia centrar-se sobre a Europa"

Constitucionalista Vital Moreira critica risco de "nacionalização" das eleições europeias na campanha eleitoral. O que, na verdade, não é novidade.

"Tinha a ilusão que o debate político podia centrar-se sobre a Europa"
Notícias ao Minuto

18:01 - 15/04/19 por Melissa Lopes

Política Vital Moreira

Vital Moreira manifesta-se desagradado com a pré-campanha para as eleições europeias por não estarem a ser discutidos temas europeus mas sim política nacional, como de resto sempre acontece. 

"Tinha a ilusão de que, por causa do Brexit e dos demais problemas com que a UE se defronta, o debate político nesta eleições europeias poderia centrar-se, pela primeira vez, justamente sobre temas europeus e sobre os projetos e as políticas europeias defendidas por cada partido concorrente”, refere no blogue Causa Nossa.

A ilusão do constitucionalista, porém, não passou a realidade. Pelo menos é essa a ideia que o começo de pré-campanha lhe transmite. 

“Quando a oposição pede um cartão vermelho ao Governo e este reage com o pedido de uma moção de confiança ao eleitorado, há, de novo, o risco de "nacionalização" das eleições europeias, travadas em torno de questões políticas nacionais”, constata, lamentando que, enquanto isso, “as forças antieuropeístas sentem-se livres para a sua luta contra a União...”.

Semelhante crítica fez esta Joaquim Jorge esta segunda-feira, considerando que os políticos portugueses ao misturarem europeias com legislativas apenas baralham os eleitores que, por essa razão e por outras, não se interessam por política.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório