"Eu não preciso de lei nenhuma para regrar os meus padrões éticos"

Rui Rio volta a dirigir críticas ao governo, que acusa de “meter os pés pelas mãos” na questão das contratações de familiares para cargos públicos.

Notícia

© Global Imagens

Anabela Sousa Dantas
12/04/2019 18:14 ‧ 12/04/2019 por Anabela Sousa Dantas

Política

Rui Rio

O líder do PSD esteve esta tarde em Vale de Cambra onde, desafiado pelos jornalistas, voltou a comentar a polémica em torno das contratações de familiares no Governo. Rui Rio reforça que se trata de um problema ético que a lei não poderá resolver.

“É um problema ético, não é um problema legal, procurar resolver um probelma ético com uma lei é difícil”, indicou o social-democrata. “O PS anda aqui atrapalhado a tentar limpar aquilo que fez e cada vez mais mete os pés pelas mãos”, atirou, acrescentando que “a lei não resolve nada”.

Na quinta-feira, recorde-se, o PS entregou um diploma no parlamento que pune com a demissão o membro do Governo que nomear um familiar que esteja interdito na lei, mas não impede as nomeações cruzadas - quando um membro do Governo nomeia para o seu gabinete um familiar de outro governante -, apenas obrigando à sua publicitação.

Rui Rio afirmou, portanto, que se a lei “estivesse em vigor, todas as nomeações cruzadas que se ouviram mantinham-se normais e legais”.

“Podem apresentar tudo, cá estou para ver se aparece alguma ideia fantástica que resolva aquilo que eu nunca vi, que é problemas éticos resolvidos com base na lei”, atirou, reforçando é uma questão de “bom senso” e “seriedade”. “Eu não preciso de lei nenhuma para regrar os meus padrões éticos”, terminou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas