Meteorologia

  • 20 JUNHO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 16º

Edição

"Aumento da idade da reforma não é uma solução", defende o Bloco

Solução foi proposta num estudo sobre as pensões, mas o Bloco de Esquerda discorda e diz que há outras alternativas para o financiamento da Segurança Social.

"Aumento da idade da reforma não é uma solução", defende o Bloco

O Bloco de Esquerda (BE) não concorda com o alargamento da idade da reforma para efeitos de Segurança Social, justificando que há outras alternativas de financiamento. Sobre o estudo da  Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), divulgado esta sexta-feira, o deputado do BE, José Soeiro, diz que quer "impor uma conclusão". 

"O aumento da idade da reforma não é uma inevitabilidade nem é a solução para a sustentabilidade da Segurança Social, as soluções são outras e têm sido debatidas também no Parlamento, nós temos apresentado propostas nesse sentido", disse José Soeiro, em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República. "O aumento da idade da reforma não é uma solução", acrescentou. 

O deputado do BE disse também que este estudo vem "impor uma conclusão", como se "aumentar a idade da reforma fosse a única solução, quando existem outras possibilidades de se olhar para a questão", atirou. 

Em causa está um estudo que prevê que "o número de pensionistas cresça consideravelmente", entre 2020 e 2045, e, por esse motivo, "aumentar a idade de reforma parece ser a forma mais eficaz de minorar a necessidade de financiar o sistema com recurso a transferências do Orçamento do Estado (OE)".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório