Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Brexit? Jerónimo considera que o "desfecho ainda é imprevisível"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje que o desfecho do 'Brexit' "ainda é imprevisível", defendendo que o Governo deve cuidar dos direitos da comunidade portuguesa no Reino Unido e reforçar "as possibilidades das relações comerciais".

Brexit? Jerónimo considera que o "desfecho ainda é imprevisível"
Notícias ao Minuto

14:00 - 11/04/19 por Lusa

Política PCP

No final de um encontro com o Sindicato dos Funcionários Judiciais, na sede do PCP, em Lisboa, Jerónimo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre o acordo entre a União Europeia e o Reino Unido para uma nova data limite para o 'Brexit', com os 27 a concederem a Londres uma extensão até 31 de outubro.

"Em relação àquele processo ninguém tem certezas certas. Isto não altera aquilo que é a nossa posição de princípio em relação a esse processo", começou por responder, considerando que o "desfecho ainda é imprevisível".

Para o líder comunista, é fundamental que a vontade do povo britânico seja respeitada.

"Em segundo lugar, o Governo português deve cuidar, criar condições para que a comunidade portuguesa no Reino Unido possa manter-se com os direitos que lhe são devidos e simultaneamente que o Governo português conduza também a uma situação em que os cidadãos britânicos aqui no nossos país continuem a ter os direitos que atualmente existem, reforçando, por outro lado, as possibilidades das relações comerciais", defendeu.

Jerónimo de Sousa lembrou que Portugal e o Reino Unido têm "uma das mais velhas alianças do mundo".

"No plano das relações entre os dois estados, pensamos que a questão da comunidade portuguesa no Reino Unido e dos cidadãos britânicos aqui no nosso país, que se deve manter de uma forma segura e progressiva", insistiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório