Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Constitucional chumba pela segunda vez a coligação de André Ventura

Apesar de a coligação ter apresentado um nome diferente, os juízes do Tribunal Constitucional continuam a defender que existe um conflito de denominações.

Constitucional chumba pela segunda vez a coligação de André Ventura
Notícias ao Minuto

19:32 - 09/04/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política André Ventura

Depois de o Tribunal Constitucional ter chumbado o nome Chega para a coligação entre os partidos PPM e PPV/CDC e os movimentos cívicos Chega e Democracia 21, os responsáveis pelo projeto político decidiram recorrer da decisão, apresentando um novo nome.

No entanto, apurou o Notícias ao Minuto, a designação Europa Chega também não convenceu os juízes do Palácio Ratton que, assim, voltaram a negar a formalização da coligação, uma decisão conhecida esta terça-feira.

Fonte da coligação disse ao Notícias ao Minuto que a justificação para este chumbo é a mesma do primeiro, ou seja, a confusão que o nome Europa Chega pode gerar com o partido Chega que ainda aguarda o 'ok' do Constitucional para ser formalizado enquanto partido.

Recorde-se que na contestação apresentada pelos representantes da coligação era defendido que existiam outros casos em que tal argumento não se aplicou: o partido Aliança de Pedro Santana Lopes que poderia ser confundido com a Aliança Democrática ou a transformação do CDS em partido popular quando já existia o Partido Popular Monárquico.

Os líderes da coligação vão agora reunir para decidir qual é o próximo passo a seguir, numa altura em que falta pouco mais de um mês para a realização das eleições europeias, a 26 de maio.

Em entrevista ao Notícias ao Minuto publicada hoje, Gonçalo da Câmara Pereira (PPM) garantiu que se o nome da coligação fosse chumbado que seria apresentado um terceiro nome e que se este também não obtivesse 'luz verde' por parte dos juízes do Palácio Ratton, então seria apresentado uma quarta designação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório