Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

PCP exige esclarecimentos sobre a ONGD que recebeu fundos públicos

O PCP exigiu hoje esclarecimentos à Câmara de Castelo Branco sobre a alegada atribuição de subsídios à organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) criada por autarcas do PS, que terá recebido fundos públicos.

PCP exige esclarecimentos sobre a ONGD que recebeu fundos públicos
Notícias ao Minuto

13:24 - 08/04/19 por Lusa

Política Castelo Branco

"A Comissão Concelhia de Castelo Branco do PCP exige esclarecimentos urgentes da maioria PS na autarquia. Esta notícia vem adensar ainda mais o clima de desconfiança relativamente a aspetos de transparência na gestão da autarquia", referem os comunistas, em comunicado enviado à agência Lusa.

Em causa está uma notícia publicada pelo Público, segundo a qual o anterior e o atual presidente da Câmara de Castelo Branco, respetivamente Joaquim Morão e Luís Correia, juntamente com outros autarcas socialistas da região, criaram em 2010 uma ONGD que nunca foi reconhecida oficialmente e da qual não se conhece qualquer atividade.

Apesar disso, a notícia avança que a "L'Atitudes - Associação para a Dinamização de Projetos e Redes Globais de Cooperação e Desenvolvimento - ONGD" recebeu pelo menos 350 mil euros de fundos públicos para instalar a sua sede num edifício camarário.

Os comunistas entendem que estas notícias relacionadas com a Câmara de Castelo Branco e a atribuição de subsídios a ONG sem trabalho conhecido "vêm adensar ainda mais o clima de desconfiança relativamente a aspetos de transparência na gestão da autarquia".

"A maioria PS tem que esclarecer o processo de criação de uma ONG de nome L'Atitudes em 2010, pelos autarcas socialistas da região, a atribuição de cerca de 350 mil euros de subsídios e ainda os procedimentos que levaram a câmara municipal a contribuir com 150 mil euros para a requalificação do edifício sede desta organização 'fantasma' de que não se conhece atividade", sustentam.

A Concelhia do PCP recorda que se trata de dinheiro público que é necessário para o melhoramento da cidade e do concelho e para o bem-estar das pessoas.

"O facto de a atribuição de subsídios ter sido aprovada com o voto do PSD exige esclarecimento sobre o posicionamento deste partido e remete para uma convergência entre PS e PSD nas questões fundamentais da política autárquica no concelho", acusam.

Defendem ainda, que em nome da legalidade e da transparência, deve ser feita uma auditoria à Câmara Municipal de Castelo Branco.

"A Comissão Concelhia de Castelo Branco do PCP exige uma maior celeridade na atuação das autoridades responsáveis e uma maior abrangência nas averiguações. A verdade, a democracia e os interesses do Concelho e dos cidadãos assim o exigem", conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório