Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Os que tudo fizeram para evitar a WestSea não vigarizem a história"

Carlos Abreu Amorim recordou nas redes sociais as manifestações contra a privatização dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

"Os que tudo fizeram para evitar a WestSea não vigarizem a história"

António Costa participou, na noite de sábado, na cerimónia de batismo do primeiro navio oceânico integralmente concebido e fabricado em Portugal, o MS World Explorer, que se realizou nos estaleiros da WestSea, extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e que contou com a presença da antiga primeira-dama francesa Carla Bruni.

Depois do evento, onde o primeiro-ministro elogiou a “capacidade de renovação da indústria naval do país”, as críticas não se fizeram esperar.

Os social-democratas Carlos Abreu Amorim e Duarte Marques foram duas das vozes que utilizaram o Facebook para recordar as polémicas manifestações contra a privatização dos Estaleiros de Viana do Castelo, durante o Governo de Passos Coelho.

O deputado Duarte Marques decidiu usar a ironia para criticar a presença de António Costa no evento. “Ontem, em Viana do Castelo, houve uma grande homenagem ao José Pedro Aguiar Branco [ex-ministro da Defesa] e ao Pedro Passos Coelho que teve como convidados de honra Carla Bruni e António Costa. (sim, Carla Bruni fez tanto por estes estaleiros como o atual primeiro-ministro)”, escreveu na sua página oficial de Facebook.

Já Carlos Abreu Amorim fez várias publicações nas redes sociais sobre esta temática. O parlamentar começou por dizer que, apesar de não ter estado presente no evento, tem a certeza de que “aqueles que lá estiveram a ouvir os encómios de Costa lhe recordaram o que custou para se chegar até aqui”.

“As manifs pejadas de dirigentes do PS, a ridícula deposição pelo autarca de Viana de uma coroa de flores na cerimónia de concessão, os insultos e as calúnias contra os que acreditavam que esta era a única solução para manter a construção naval no Alto-Minho - acima de todos, Aguiar-Branco. Estou completamente seguro que lhe terão avivado a memória e que os mesmos que tudo fizeram para evitar a WestSea agora não vigarizem a história e jurem que foi tudo graças a eles”, relembrou o social-democrata.

De seguida, Carlos Abreu Amorim partilhou uma publicação do antigo ministro da Defesa com vários ‘recortes’ de notícias onde tanto está Aguiar Branco a defender os “novos” estaleiros, como o autarca de Viana do Castelo a depositar uma coroa de flores durante a cerimónia de subconcessão dos mesmos.

Em jeito de conclusão, Carlos Abreu Amorim partilhou ainda um vídeo de 2012, onde Francisco Louçã defende que a privatização dos Estaleiros de Viana vai “destruir a indústria nacional”. Na legenda das imagens o deputado escreveu: “Que nunca nos esqueçamos dos tremendos vaticínios daqueles que quiseram instigar o medo de mudança”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório