Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Passes nos transportes agravam desigualdades entre regiões

O PSD e o CDS-PP de Alenquer, no distrito de Lisboa, defenderam hoje que os novos passes sociais nos transportes agravaram as desigualdades entre regiões e poderão pesar nos orçamentos municipais.

Passes nos transportes agravam desigualdades entre regiões
Notícias ao Minuto

17:53 - 05/04/19 por Lusa

Política PSD

"Esta repartição é uma injustiça evidente e incompreensível, que penaliza as regiões que têm menos gente e menos transportes", referiram os dois partidos em comunicado.

Apesar de os cidadãos de Alenquer serem abrangidos por descontos, anunciados pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, estes "ficam aquém dos benefícios da Área Metropolitana de Lisboa (AM)", consideraram.

Sociais-democratas e centristas de Alenquer sublinharam que "quando a região mais rica tem nessa riqueza um pretexto para ter mais benefícios, agravam-se exponencialmente assimetrias que já são devastadoras".

Para a direita em Alenquer, os passes sociais nos transportes tendem a "significar uma considerável despesa municipal", por se prever, no futuro, que sejam "menos comparticipados pelo Governo".

"Quando os passes de Alenquer para Lisboa continuam a custar mais de 100 euros por mês contra os 40 de Vila Franca de Xira, percebemos que não somos todos iguais", reforçaram PSD e CDS-PP.

Para essa desigualdade regional contribui também, defenderam, a "rede deficitária" de transportes na região por oposição à da AML.

A região Oeste, onde se insere o concelho de Alenquer, recebeu 1,3 milhões de euros do Fundo de Apoio à Redução Tarifária, enquanto a AML 73 milhões de euros.

Em cada uma das regiões, o passe para dentro de cada concelho tem um custo até aos 30 euros, enquanto entre concelhos da mesma região chega aos 40 euros.

A OesteCim alargou também os descontos, prevendo uma redução de 30% nos passes das viagens pendulares para Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório