Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

CDS aprova hoje quota nacional de candidatos nas legislativas

O Conselho Nacional do CDS-PP aprova hoje os candidatos a deputados nas legislativas de outubro indicados pela direção de Assunção Cristas e a lista às europeias de maio.

CDS aprova hoje quota nacional de candidatos nas legislativas
Notícias ao Minuto

05:23 - 05/04/19 por Lusa

Política Partidos

De acordo com a convocatória divulgada na semana passada, estes são dois pontos na ordem de trabalhos para a reunião do principal órgão entre congressos dos centristas, que se irá realizar na sede nacional do partido, em Lisboa.

O CDS-PP será, assim, o primeiro partido a iniciar formalmente o processo de escolha de candidatos a deputados nas legislativas, agendadas para 06 de outubro.

A lista às eleições europeias, marcadas para 26 de maio, volta a ser encabeçada por Nuno Melo, atual eurodeputado, sendo já conhecidos mais três candidatos, Luís Pedro Mota Soares, Raquel Vaz Pinto e Vasco Weinberg.

Na reunião, o Conselho Nacional centrista irá aprovar a chamada quota nacional, da responsabilidade da direção de Assunção Cristas, sendo os restantes nomes indicados pelas estruturas distritais.

No dia 12 de janeiro, o Conselho Nacional reuniu-se em Oliveira de Frades, Viseu, e decidiu que a direção do CDS-PP vai escolher os cabeças de lista aos 18 distritos nas legislativas de outubro e mais quatro candidatos em Lisboa e dois no Porto, "ouvidas as respetivas distritais".

Nos Açores e na Madeira, os cabeças de lista são escolhidos pelos órgãos regionais, "no respeito pelas autonomias" e caberá também à direção a escolha de "um lugar nacional" para a Juventude Popular, que neste momento não tem representação no grupo parlamentar.

Nas legislativas de outubro de 2015, o CDS-PP concorreu em coligação com o PSD, tendo os dois partidos obtido 36,8% dos votos. Os centristas elegeram 18 deputados.

Há cinco anos, nas europeias de 2014, centristas e sociais-democratas também concorreram em coligação, tendo obtido 26,7% dos votos, atrás do PS. A coligação elegeu sete eurodeputados, seis do PSD e um do CDS-PP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório