Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Kakistocracia? "Fechamento do sistema não significa seleção dos piores"

Na opinião do constitucionalista Vital Moreira, a ‘endogamia do sistema político’ “é essencialmente produto da cultura política estabelecida e da estabilidade das opções eleitorais”.

Kakistocracia? "Fechamento do sistema não significa seleção dos piores"
Notícias ao Minuto

08:50 - 03/04/19 por Melissa Lopes

Política Vital Moreira

Vital Moreira defende que a acusação de kakistocracia - que significa “governo dos piores”, por oposição a aristocracia, “governo dos melhores”, não pode ser atribuída ao sistema político português. “Nem mesmo a título caricatural”, sublinha num artigo publicado no blog Causa Nossa, explicando que o alegado fechamento do sistema não é sinónimo de seleção dos piores.

“Uma coisa é o alegado ‘fechamento’ do sistema e á sua suposta blindagem contra o aparecimento de novos atores políticos, outra é a conclusão de que isso leva à seleção dos piores”, defende, dando como prova disso a “lista dos nossos Presidentes da República e dos nossos primeiros-ministros e os cargos internacionais", que "vários deles vieram a exercer depois”.

“A elite governante em Portugal não perde no confronto internacional”, realça. 

No que toca ao fechamento, o constitucionalista recorda que que “entre nós não se exige muito para criar novos partidos e que é relativamente fácil obter representação parlamentar, tendo em conta o limiar virtual no círculo de Lisboa, inferior a 2%”.

E, prossegue, embora não esteja na agenda política abrir as eleições parlamentares a ‘grupos de cidadãos’, “já outro tanto não se pode dizer das diversas modalidades de personalização da eleição dos deputados que fazem parte habitual dos programas eleitorais dos principais partidos há várias décadas e que poderia reforçar o poder político dos cidadãos na escolha do parlamento e, indiretamente, da classe política”.

De qualquer forma, conclui Vital Moreira, a “’endogamia do sistema político’ é essencialmente produto da cultura política estabelecida e da estabilidade das opções eleitorais, pelo que, ressalvado qualquer imprevisível choque político,ela é relativamente imune a mudanças institucionais”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório