Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Rui Moreira apoia candidatura da irmã às europeias pelo Aliança

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, revelou esta segunda-feira à Lusa que apoia a candidatura da irmã, número dois na lista do partido Aliança às eleições europeias de maio, "enquanto cidadão e [eleito] independente".

Rui Moreira apoia candidatura da irmã às europeias pelo Aliança
Notícias ao Minuto

17:52 - 01/04/19 por Lusa

Política Porto

"Enquanto cidadão e independente sinto-me livre de apoiar a minha irmã [Maria João Moreira] na sua candidatura a eurodeputada", disse, numa resposta escrita enviada à Lusa, Rui Moreira, em 2017 eleito presidente da autarquia portuense para um segundo mandato pelo movimento Rui Moreira: O Meu Partido é o Porto, que entretanto deu origem à associação Porto, O Nosso Movimento.

De acordo com fonte ligada ao autarca, "enquanto presidente da câmara", Rui Moreira "recebeu hoje [segunda-feira] uma delegação da Aliança, como sempre tem feito com todos os partidos que o pedem".

Maria João Moreira, irmã do presidente da autarquia portuense, integra o segundo lugar da lista do partido criado por Pedro Santana Lopes para as eleições europeias.

Relativamente à receção da delegação do partido de Pedro Santana Lopes, fonte da Câmara do Porto lembrou que Moreira recebeu "recentemente a concelhia do PS, a distrital do CDS e a concelhia e distrital do PSD".

"Também já recebeu o núcleo do PCP e receberá todos os partidos que queiram apresentar cumprimentos", indicou a mesma fonte.

"Faz parte das funções e cortesia do presidente da câmara", acrescentou.

O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, assumiu a 1 de março que uma "boa vitória" nas europeias será a eleição de três deputados.

Santana falava na inauguração da sede do partido no Porto e apresentação da lista de candidatos as eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para 26 de maio.

A lista da Aliança às europeias é liderada por Paulo Sande, que foi assessor do Presidente da República e chefe da delegação do Parlamento Europeu em Portugal, aparecendo em segundo lugar a empresária e irmã do presidente da Câmara do Porto, Maria João Moreira.

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes entregou em setembro "mais de 12 mil assinaturas" no Tribunal Constitucional para iniciar o processo de formalização do novo partido Aliança.

Na ocasião, questionado se o atual presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, podia ser o cabeça de lista do partido às eleições europeias, Santana elogiou as suas qualidades, mas disse que esse assunto não foi abordado entre os dois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório