Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Vereador da Azambuja denuncia a Marcelo desigualdades nos passes sociais

O vereador dos Fundos Comunitários e Desenvolvimento da Câmara Municipal da Azambuja, distrito de Lisboa, aproveitou hoje a presença do Presidente da República no concelho para denunciar as desigualdades de tratamento no que toca aos passes sociais.

Vereador da Azambuja denuncia a Marcelo desigualdades nos passes sociais
Notícias ao Minuto

23:57 - 29/03/19 por Lusa

Política Notícias

António José Matos dirigiu-se ao púlpito antes de o Presidente da República discursar no encerramento da jornada nacional de reflexão sobre o tema "A economia social no Portugal 2030", que decorreu na Azambuja, promovida pela Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES).

"A economia social é, acima de tudo, para acabar com algumas desigualdades sociais, e estamos num momento em que se estão a criar muitas desigualdades sociais", começou por dizer o autarca socialista.

António José Matos afirmou que "em Lisboa, com o novo passe social, cada pessoa de Lisboa teve 25 euros que o Governo vai dar", mas "para a Azambuja são quatro euros".

Por isso, o vereador considerou que o concelho da Azambuja está a ser tratado "de forma diferente" e pediu ao Presidente da República, como "guardião da Constituição", para "olhar para este fator, porque senão é uma grande desigualdade social para as pessoas da Azambuja e para o resto do país".

Em resposta, o chefe de Estado considerou que a democracia portuguesa "tem esta grande riqueza da participação", que "tem a vantagem de não se ater aos protocolos".

"Faz parte da vivência democrática o haver, em cada momento, o apelo participativo que se traduz no desabafar em voz alta aquilo que vai no nosso coração e, por isso, ouvi com muito apreço um desabafo", notou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente assinalou que "é função de cada qual defender a sua terra" e "expor publicamente aquilo que pensa sobre as medidas que vão sendo apresentadas ao país".

"E nada como o período pré-eleitoral para o desabafo ser tentador, quase irresistível", salientou.

"O Presidente da República, com aquela paciência que conhecem e com aquela compreensão e capacidade de fazer pontes entre todos, é o primeiro a gostar de ouvir estes desvios protocolares que fazem parte, não só do seu estilo, mas também dos tempos que vamos vivendo nas democracias um pouco por toda a parte", assinalou.

Os utentes dos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa puderam começar esta semana a carregar o cartão Lisboa Viva com os novos passes Navegante Metropolitano ou Municipal, válidos a partir de 01 de abril.

Os novos passes são mensais, válidos durante o primeiro e o último dia de cada mês, e têm duas modalidades: o passe Navegante Metropolitano e o passe Navegante Municipal.

O passe Navegante Metropolitano custa 40 euros e permite viajar em todos os transportes públicos, de uma ponta à outra da Área Metropolitana de Lisboa.

O passe Navegante Municipal existe em 18 versões, um para cada um dos concelhos que integram a AML, permitindo ao utente utilizar todos os transportes públicos de um concelho por 30 euros.

Este passe tem a denominação da área geográfica a que diz respeito, como por exemplo Navegante Lisboa, Navegante Sintra ou Navegante Vila Franca de Xira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório