Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Bloco questiona Governo sobre falta de apoio a ferido na Gardunha em 2017

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje que questionou o Governo sobre a falta de apoio a uma pessoa ferida com gravidade no incêndio da Serra da Gardunha, em agosto de 2017.

Bloco questiona Governo sobre falta de apoio a ferido na Gardunha em 2017
Notícias ao Minuto

15:12 - 29/03/19 por Lusa

Política Incêndios

O documento, que é dirigido ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, lembra as circunstâncias em que esta pessoa, natural de Alpedrinha, concelho do Fundão, ficou ferida, bem como as consequências físicas, psicológicas e laborais que daí resultaram e salienta a "discriminação injustificada" da situação.

"Esta situação parece consubstanciar uma discriminação injustificada face a situações idênticas ocorridas dentro de uma baliza temporal aproximada, pelo que importa encontrar uma resposta ajustada que não redunde em injustiças", refere o grupo parlamentar do BE, defendendo que esta vítima devia ser abrangida pela lei que instituiu o direito a uma indemnização para as vítimas dos incêndios de junho e de outubro do mesmo ano.

O grupo parlamentar do BE recorda então que o incêndio em causa ocorreu entre os dias 13 e 16 de agosto, que devastou mais de 30% da área protegida da Serra da Gardunha e que provocou elevados danos patrimoniais e não patrimoniais, para além desta vítima grave.

Tal como refere o BE, este habitante ficou com queimaduras de 2.º e 3.º grau em 30% do corpo, depois de ter sido apanhado pelas chamas quando participava no combate ao incêndio, integrado num conjunto de populares que estavam devidamente acompanhados por militares da GNR.

Recordando que esta vítima teve de ser transferida para os Hospitais de Coimbra e que esteve internada durante 25 dias, o BE também salienta que durante quatro meses este homem teve de se deslocar pelo menos uma vez por semana à referida unidade hospitalar para a realização dos tratamentos médicos prescritos, além de ter necessitado do acompanhamento de uma terceira pessoa para atividades da vida diária.

"Atualmente, continua a deslocar-se à referida unidade sem qualquer apoio estatal sendo certo que, em virtude da situação descrita, sofreu danos permanentes a nível funcional e estético, com lesões que lhe provocam um elevado grau de dor, bem como danos psicológicos com repercussões a nível pessoal e profissional", aponta o BE.

Perante tudo isto, os bloquistas questionaram o Governo sobre se tem conhecimento deste incêndio e sobre qual é o fundamento para não o contemplar no programa de responsabilidade do Estado".

"Está disponível para alargar o âmbito de aplicação do programa de responsabilidade do Estado de forma a cobrir vítimas, com ferimentos graves, na sequência do incêndio na Serra da Gardunha?", é a outra questão apresentada pelos deputados do BE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório