Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Médico de família: PSD e CDS apontam dedo ao Governo por falhar meta

PSD e CDS apontaram hoje o dedo ao Governo por não cumprir a promessa de atribuir médico de família a todos os portugueses, confrontando a ministra da Saúde no plenário parlamentar.

Médico de família: PSD e CDS apontam dedo ao Governo por falhar meta
Notícias ao Minuto

18:13 - 28/03/19 por Lusa

Política Parlamento

O programa eleitoral do PSD de 2011 também se comprometia a garantir "médico de família a todos os cidadãos", o que acabou por não acontecer no Executivo PSD/CDS.

Na quarta-feira, na comissão parlamentar de Saúde, a ministra Marta Temido assumia que o Governo deve falhar o objetivo de ter médico de família para todos os portugueses, uma vez que existem cerca de 600 mil pessoas ainda sem médico atribuído.

Hoje, no plenário parlamentar, o deputado do PSD Ricardo Batista Leite considerou que a ministra da Saúde proferiu "três declarações graves e preocupantes", sendo que uma dela foi a de assumir que não vai atingir a cobertura total por médico de família.

"Iriam assegurar médico de família para todos. Há mais de meio milhão de portugueses sem médico de família. Ontem [quarta-feira], como se nada fosse, veio dizer que afinal não vai cumprir. Vai quebrar essa promessa?", questionou o deputado social-democrata.

Também na interpelação inicial feita à ministra, o CDS, pela voz da deputada Isabel Galriça Neto, sublinhou que o Governo "falhou quando não cumpre a tão propagada promessa de dar um médico de família a todos os portugueses".

Em defesa do Governo, a deputada socialista Maria Antónia Almeida Santos, frisou que são 97% os portugueses com médico de família atribuído, considerando que essa é "uma vitória que há a celebrar".

A ministra Marta Temido voltou a referir que o Governo se arrisca a não cumprir essa meta, mas garantiu que se vai aproximar desse objetivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório