Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

CDS aprova quota nacional de candidatos nas legislativas a 5 de abril

O Conselho Nacional do CDS-PP vai aprovar, em 5 de abril, os candidatos a deputados nas legislativas de outubro indicados pela direção de Assunção Cristas e a lista às europeias de maio, foi hoje anunciado.

CDS aprova quota nacional de candidatos nas legislativas a 5 de abril
Notícias ao Minuto

15:00 - 28/03/19 por Lusa

Política Eleições

Estes são dois pontos na ordem de trabalhos da convocatória para a reunião do principal órgão entre congressos dos centristas, que realiza na sede nacional do partido, em Lisboa.

O CDS-PP será, assim, o primeiro partido a iniciar formalmente o processo de escolha de candidatos a deputados nas legislativas, agendadas para 6 de outubro.

A lista às europeias volta a ser encabeçada por Nuno Melo, atual eurodeputado, sendo já conhecidos mais três candidatos, Luís Pedro Mota Soares, Raquel Vaz Pinto e Vasco Weinberg.

Na reunião de dia 5 de abril, o Conselho Nacional centrista aprova a chamada quota nacional, da responsabilidade da direção de Assunção Cristas, sendo os restantes nomes indicados pelas estruturas distritais.

No dia 12 de janeiro, o Conselho Nacional reuniu-se em Oliveira de Frades, Viseu, e decidiu que a direção do CDS-PP vai escolher os cabeças de lista aos 18 distritos nas legislativas de outubro e mais quatro candidatos em Lisboa e dois no Porto "ouvidas as respetivas distritais", de acordo com os critérios aprovados.

Nos Açores e na Madeira, os cabeças de lista são escolhidos pelos órgãos regionais, "no respeito pelas autonomias" e caberá também à direção a escolha de "um lugar nacional" para a Juventude Popular, que neste momento não tem representação no grupo parlamentar.

Nas legislativas de outubro de 2015, o CDS-PP concorreu em coligação com o PSD, tendo os dois partidos obtido 36,8% dos votos. Os centristas elegeram 18 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório