Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Bloco defende ou não saída do euro? "Rabo escondido com gato de fora"

Vital Moreira reflete sobre a aparente contradição entre Marisa Matias e Catarina Martins quanto a uma possível saída de Portugal do euro.

Bloco defende ou não saída do euro? "Rabo escondido com gato de fora"
Notícias ao Minuto

11:09 - 27/03/19 por Filipa Matias Pereira

Política Vital Moreira

"Há poucos dias a eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, declarou enfaticamente que o Bloco nunca quis sair do euro". Quem o recorda é Vital Moreira que, num texto publicado no blogue Causa Nossa, defende que "não é essa a verdade". "Pelo contrário", contrapõe: "Ainda há menos de dois anos, a líder do partido, Catarina Martins, disse exatamente o contrário".

Esta contradição é apelidada pelo constitucionalista de "pura desfaçatez política" ou então é "o Bloco a imitar o descaramento que aponta aos 'partidos burgueses'".

Considera o comentador político que, "mesmo admitindo que agora o Bloco, face à recuperação da zona euro e ao amplo apoio à moeda única em Portugal e lá fora, tenha abandonado publicamente esse objetivo revolucionário", a verdade é que "ele mantém, no fundo, o mesmo objetivo de forçar a saída de Portugal do euro, através de medidas que tornariam a nossa permanência insustentável".

Vital Moreira dá ainda exemplos: "Como quando defende a reestruturação unilateral da dívida pública ou o abandono do Tratado Orçamental, a que todos os países do euro estão vinculados". Ora, reforça, há aqui "rabo escondido com gato de fora".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório