Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Défice de 0,5%? CDS acusa Centeno de ser "absurdo" e "lamentável"

Apesar de se congratular com o resultado obtido, o CDS critica a forma como o mesmo foi obtido.

Défice de 0,5%? CDS acusa Centeno de ser "absurdo" e "lamentável"
Notícias ao Minuto

15:17 - 26/03/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política João Almeida

Não negando a realidade de Portugal ter atingido um bom resultado do ponto de vista do défice, o que é positivo para o país”, João Almeida não deixa passar em branco a forma como foi alcançado o défice de 0,5% do PIB em 2018, tal como anunciado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o deputado do CDS vincou que este “resultado foi atingido na melhor conjuntura possível que Portugal encontrou desde que entrou na moeda única”, defendendo, contudo, que o “caminho escolhido para a consolidação orçamental não é estrutural, nem repetível noutra conjuntura”.

Porquê? “Porque é atingido com um nível máximo de impostos e um nível mínimo de serviços públicos” nos quais “nos confrontamos diariamente com a insuficiência da despesa pública”.

Para João Almeida era “fundamental ter conseguido continuar um caminho que já tinha sido iniciado na legislatura anterior de redução do défice”, época em que a “consolidação foi maior”.

Antes de terminar a sua intervenção, o deputado centrista disse que é “absurdo” que o ministro das Finanças considere que este feito é apenas da responsabilidade do atual Executivo, pois “basta olhar para um gráfico para perceber que o caminho descendente vem da legislatura anterior que se iniciou com um défice de 11% e terminou com um défice de 3%".

“É lamentável que o ministro da Finanças, sem precisar de o fazer, faça esse tipo de leitura que não tem qualquer sustentação na realidade”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório