Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PS congratula-se com défice "histórico"

O vice-presidente da bancada parlamentar socialista João Paulo Correia congratulou-se com os dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), nomeadamente o défice "histórico" de 0,5% do PIB em 2018.

PS congratula-se com défice "histórico"
Notícias ao Minuto

15:10 - 26/03/19 por Lusa

Política João Paulo Correia

"Os números divulgados hoje pelo INE sobre as contas públicas de 2018 mostram que Portugal, as empresas e a economia estão no bom caminho. A dívida pública desceu para um patamar do ano de 2014. Nesse caminho de boas contas públicas, soubemos que o défice orçamental de 2018 fixou-se em 0,5% [do PIB], um resultado histórico, o défice mais baixo desde o 25 de Abril, conquistado sem o Governo deixar cair qualquer compromisso ou promessa eleitorais", disse, no parlamento.

O défice orçamental de 2018 ficou nos 0,5% do PIB, abaixo dos 0,6% previstos pelo Governo, segundo a primeira notificação relativa ao Procedimento por Défices Excessivos, remetida hoje pelo INE ao Eurostat, na qual o défice das Administrações Públicas atingiu 912,8 milhões de euros, abaixo do saldo negativo de 3% registado em 2017.

"O défice foi conquistado através do aumento da receita fiscal, sem aumento de impostos, e do aumento das contribuições para a Segurança Social, fruto da dinâmica do mercado de trabalho, através da criação de centenas de milhar de postos de trabalho e sem cortes na despesa. A única rubrica da despesa que viu o seu montante de execução anual diminuído foi os gastos com juros da dívida pública. Portugal tem recuperado a credibilidade internacional e pago menos pela dívida, o que tem servido para reforçar o investimento público, que cresceu 12% em 2018", continuou o deputado socialista.

Segundo João Paulo Correia, "estes números de boa execução orçamental e boas contas públicas mostram que os portugueses e as famílias continuam a confiar nesta governação do PS e que esta política de melhoria dos rendimentos e reforço do apoio às pequenas e médias empresas tem sido bem sucedida".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório