Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PSD também vai pedir apreciação parlamentar do diploma '2-9-18'

Os sociais-democratas vão entregar o pedido esta sexta-feira, dia 22, uma semana depois de ter sido aprovado o diploma que devolve dois anos, nove meses e 18 dias do tempo de serviço aos professores.

PSD também vai pedir apreciação parlamentar do diploma '2-9-18'
Notícias ao Minuto

14:09 - 21/03/19 por Melissa Lopes com Lusa

Política Professores

O PSD vai juntar-se ao Bloco de Esquerda e PCP e avançar com o pedido de apreciação parlamentar do diploma do Governo que determina dois anos de recuperação do tempo de serviço dos professores.

A informação foi avançada pela deputada Mariana Mano na antena da TSF e confirmada pelo Notícias ao Minuto por fonte do PSD. O pedido, adiantou a mesma fonte, vai ser entregue esta sexta-feira, dia 22. 

"Claramente não nos revemos nas exposições de motivos dos pedidos já apresentados, faz todo o sentido afirmarmos os motivos pelos quais fazemos a apreciação parlamentar", justificou a deputada, em declarações à Lusa. 

Para a deputada do PSD, o problema com a contagem do tempo de serviço dos professores "é uma situação que foi criada claramente pelo atual Governo e pelos partidos que o apoiam".

"Se tivessem colocado a questão como ponto a resolver, a questão estaria resolvida, se não está é porque foram outras as prioridades", apontou.

A decisão dos sociais-democratas surge depois de BE e PCP terem pedido a apreciação parlamentar do diploma na sequência da sua publicação em Diário da República. 

O diploma '2-9-18', recorde-se, foi aprovado pelo Governo em dezembro último, tendo sido vetado pelo Presidente da República e ficando estabelecido que as partes, sindicatos e o Ministério da Educação, teriam de voltar à mesa das negociações. Negociações essas que trouxeram, do lado do Governo, a mesma proposta, e culminaram com trocas de acusações de intransigência de parte a parte

Na ausência de um acordo, o Governo enviou a proposta a Marcelo Rebelo de Sousa que acabaria por, desta vez, promulgar o diploma, que foi publicado em Diário da República no passado dia 15. 

A apreciação apreciação parlamentar sobre o decreto-lei da recuperação parcial do tempo de serviço congelado aos professores, pedida pelos três partidos, vai realizar-se em 16 de abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório