Meteorologia

  • 19 ABRIL 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 14º

Edição

Adiamento é bem-vindo, mas é preciso saber para quê, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou hoje que um adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia "é bem-vindo", desde que tenha uma justificação e não se traduza apenas num "processo de prolongamento agónico da incerteza".

Adiamento é bem-vindo, mas é preciso saber para quê, diz Costa
Notícias ao Minuto

18:58 - 19/03/19 por Lusa

Política Primeiro-ministro

"A posição de Portugal é clara: temos de evitar a todo o custo o pior dos cenários, que é uma saída sem acordo. Aguardamos com curiosidade e interesse o que o Reino Unido vai propor", disse António Costa na Assembleia da República, no debate preparatório do Conselho Europeu desta semana.

O primeiro-ministro evocou as crescentes referências a um adiamento da data do 'Brexit', previsto para 29 de março, depois da rejeição pelo parlamento britânico, por duas vezes, do acordo negociado entre Londres e Bruxelas, afirmando que ele "é bem-vindo", mas sublinhou que "é preciso saber para que serve".

"É de curto prazo para resolver problemas técnicos? É mais longo para resolver um problema político interno britânico ou para obter apoio parlamentar ao acordo? Ou é passo de dilação que prolongue a incerteza?", questionou.

Criticando indiretamente a posição negocial dos britânicos, ao afirmar que "ao fim de dois anos foi mais fácil haver uma posição negocial comum a 27 que no Reino Unido", António Costa frisou que "não compete" a Portugal ou aos outros Estados-membros "dizer o que o Reino Unido deve fazer", mas respeitar o que for decidido.

"Sobretudo para os países que não desejam a saída, como é seguramente o caso de Portugal e julgo que dos restantes 26, não temos pressa em que Reino Unido saia. Não podemos é fazer com que um adiamento seja simplesmente um processo de prolongamento agónico da incerteza para os cidadãos e para as empresas", afirmou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório