Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Catarina Martins anuncia projeto de lei para aumentar a rede ferroviária

A coordenadora bloquista, Catarina Martins, anunciou hoje que o BE vai apresentar um projeto de lei que "aumente a capilaridade da rede ferroviária em Portugal", permitindo assim que a "oferta de transportes chegue a todo o país até 2040".

Catarina Martins anuncia projeto de lei para aumentar a rede ferroviária
Notícias ao Minuto

17:49 - 19/03/19 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

No debate quinzenal com o primeiro-ministro de hoje, Catarina Martins também elogiou "a medida de redução dos passes dos transportes", considerando-a importante e assumindo orgulho por esta ter avançado apesar de haver "muito ainda por onde se desenvolver", defendendo que esta "é uma medida típica desta solução política".

A importância da medida, segundo a líder bloquista, prende-se com o facto de ter parado "as privatizações de transportes da direita", por permitir que fique "mais salário e mais pensão disponível no final do mês quando o passe dos transportes é mais baixo" e por ser "claramente uma opção pelo desenvolvimento dos transportes coletivos públicos, a única compatível com o compromisso para o clima".

"Há uma questão que se mantém, para nós importante, de oferta de transportes. Um dos maiores problemas é seguramente a ferrovia porque Portugal é um dos países da Europa onde mais se cortou na ferrovia", sustentou.

Para Catarina Martins, é "possível ir mais longe e, portanto, o BE tomou a decisão de apresentar um projeto lei para um programa ferroviário nacional que aumente a capilaridade da rede ferroviária em Portugal", fazendo com que "a oferta de transportes chegue a todo o país até 2040".

"É uma medida que permite também uma reconversão energética no nosso país e vai ao encontro daquele apelo que todos nós ouvimos e bem de tanta gente que saiu à rua a dizer que a urgência do clima é agora", justificou.

A coordenadora do BE fez questão de lembrar que no início da legislatura propôs que o Governo fizesse um novo Plano Ferroviário Nacional, um projeto de resolução do BE que "foi aprovado apenas com os votos contra da direita, que hoje está chocada com a falta de transportes, mas nunca fez nada para aumentar a oferta".

No início da sua intervenção, Catarina Martins quis deixar uma nota sobre o que tinha sido o debate quinzenal entre o PSD e o primeiro-ministro, António Costa.

"Eleitoralismo é fazer um simulador no Portal das Finanças para a devolução de uma sobretaxa que nunca aconteceu ou ouvir Pedro Passos Coelho a uma semana e picos das eleições a dizer que os contribuintes irão receber uma parte importante dessa sobretaxa. Nós sabemos o que é eleitoralismo", criticou.

Além de saber o que é eleitoralismo, a líder bloquista garantiu que também sabe "o que é pouco credível".

Na resposta, o primeiro-ministro, António Costa, aproveitou "a boleia" de Catarina Martins para atirar mais uma farpa à direita.

"É, quem fala hoje de eleitoralismo esquece-se do longo caminho percorrido ao longo desta legislatura para podermos hoje estar aqui. Começou com uma campanha brutal da direita contra a reversão das privatizações da Carris e da STCP", recordou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório