Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Iniciativa Liberal acusa Bloco de politizar a comunicação social

O partido Iniciativa Liberal (IL) acusou hoje o Bloco de Esquerda de tentar "politizar" a comunicação social, colocando-a sobre o domínio do estado e retirando-lhe "a independência que resta aos canais".

Iniciativa Liberal acusa Bloco de politizar a comunicação social
Notícias ao Minuto

15:47 - 18/03/19 por Lusa

Política Partidos

"O partido Iniciativa Liberal condena as repetidas tentativas por parte do Bloco de Esquerda de politizar a comunicação social, colocá-la sob domínio do estado e retirar a independência que resta aos canais públicos de televisão", lê-se num comunicado.

O IL lembra que bloquistas começaram por propor, em fevereiro, que "todos os meios de comunicação social fossem financiados pelo estado, colocando-os na dependência de governos e partidos políticos".

Já em março, refere o Iniciativa Liberal, o Bloco de Esquerda (BE) "voltou à carga", apresentando uma proposta de lei que transferia para a Assembleia da República o poder de nomear o presidente do Conselho de Administração da RTP.

Na altura, e segundo o IL, o BE propôs ainda acabar com o Conselho Geral Independente, até agora responsável pela supervisão e fiscalização do canal público de televisão.

Para o Iniciativa "colocar a comunicação social sob tutela dos partidos políticos é um atentado ao funcionamento do sistema democrático", considerando que uma imprensa livre e independente é fundamental à democracia.

"Recentemente, o partido irmão do Bloco de Esquerda tomou controlo da televisão pública espanhola em troco de apoio político ao governo socialista. Seria importante que o mesmo não viesse a acontecer em Portugal", sublinha o IL em comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório