Meteorologia

  • 24 MARçO 2019
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

"Acho que Macron teve um impulso mais nacional do que europeu"

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel considerou hoje que a carta aberta em que o Presidente francês, Emmanuel Macron, defende medidas para combater os radicalismos nacionalistas na Europa teve um impulso mais nacional do que europeu.

"Acho que Macron teve um impulso mais nacional do que europeu"
Notícias ao Minuto

16:05 - 15/03/19 por Lusa

Política Paulo Rangel

"Acho que Macron teve um impulso mais nacional do que europeu, embora ache muito positivo que haja líderes europeus e de países europeus que sejam totalmente pró-europeus", afirmou na conferência "A Europa e o Presente", organizada pelo jornal Público, no Porto.

Paulo Rangel realçou dois aspetos negativos da missiva, um assente na questão da reforma da zona euro, considerando que a Alemanha "não é de perto, nem de longe" a potência mais renitente, falando num triângulo de "forte obstáculo" liderado pela Holanda, Áustria e Finlândia.

Apesar dessa opinião, Rangel vincou não estar com isso a dizer que a Alemanha não tira disso algum proveito.

"O outro aspeto negativo é a questão de Schengen, ele fala de reformar Schengen, ter guardas de fronteiras e uma política migratória, mas não disse o que quer. Aliás, Macron não é propriamente o maior defensor da liberdade de circulação", vincou.

Por outro lado, o eurodeputado apontou como positivo o facto de o presidente francês colocar na agenda as alterações climáticas, dizendo ser uma área onde todos deviam investir.

No ambiente, Macron foi um "bom exemplo" e um "líder" porque pegou no assunto, colocou-o na ordem do dia e continua a fazê-lo.

O social-democrata destacou ainda a criação da agência para as democracias, salientando que hoje está a fazer-se avaliações estado a estado, diabolizando alguns deles.

E, através desta avaliação, não há efeitos discriminatórios, vincou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório