Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Temo muito" que a França se esteja a transformar numa "Itália parte II"

A eurodeputada do BE Marisa Matias assumiu hoje ter "muito medo" de que a França se esteja a transformar numa "espécie de Itália parte II", mas com "algum atraso".

"Temo muito" que a França se esteja a transformar numa "Itália parte II"
Notícias ao Minuto

13:48 - 15/03/19 por Lusa

Política Marisa Matias

"Tenho medo, muito medo que estejamos a assistir em França a uma espécie de Itália parte II, mas com algum `delay´ [atraso] em que a força de Macron [Presidente francês] pode estar a abrir um tapete vermelhíssimo à senhora Le Pen [líder do partido de extrema-direita francês Frente Nacional] e outros que tais", disse.

Marisa Matias falava a propósito da carta aberta do presidente francês, Emmanuel Macron, durante a conferência "A Europa e o Presente", organizada pelo jornal Público, no Porto, cuja abertura esteve a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Numa carta aberta, Macron fez várias propostas para combater os radicalismos nacionalistas na Europa, assumindo esse combate como um dos seus principais objetivos.

Contudo, na opinião da eurodeputada esta carta é mais "para dentro do que para fora", ou seja, é mais "conjuntural do que estrutural" e é "mais um sinal de fraqueza de Macron do que de força".

"É mais para dentro do que para fora que a Alemanha não subscreveu e, também, não vi grande vaga de fundo atrás disto, na realidade não vi uma adesão a esta carta de Macron", frisou.

Marisa Matias considerou ainda que é necessário debater e "a sério" as questões que são elencadas na carta, mas lamentou que não sejam dadas respostas.

"Gostava de ver debatida questões da zona euro, por exemplo, se consegue a União Europeia (UE) enfrentar mais uma crise financeira ou pensar numa UE que não se fragmente a cada dia que passa se não falarmos a sério num orçamento europeu", salientou.

Discutir e debater a zona euro é "meio caminho andado" para responder às preocupações das pessoas, acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório