Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

"É boa notícia" que Entidade para a Transparência vá avançar

A coordenadora do BE, Catarina Martins, sublinhou hoje ser "boa notícia" que a Entidade para a Transparência proposta pelo partido vá avançar, não desistindo, no entanto, de tentar "apertar as regras" para combater a corrupção e o crime económico.

"É boa notícia" que Entidade para a Transparência vá avançar
Notícias ao Minuto

18:59 - 11/03/19 por Lusa

Política Catarina Martins

À margem de uma visita ao Jardim de Infância de Belém, em Lisboa, Catarina Martins foi questionada pelos jornalistas sobre a notícia hoje avançada pelo Jornal de Notícias relativa ao texto final da proposta da comissão parlamentar para o reforço da transparência no exercício de funções públicas, já enviado a várias entidades, que resulta do debate iniciado em 2016.

"Ainda estamos numa altura preliminar das votações indiciárias, temos já a boa notícia de que a Entidade da Transparência vai avançar", sublinhou, lembrando que o "Bloco de Esquerda foi o partido que propôs a criação de uma Entidade da Transparência, entre outras medidas".

Segundo a líder do BE, o partido ainda está "a lutar pelo apertar de regras" para "o combate à corrupção, no combate ao crime económico e na transparência do exercício das funções públicas".

"Nós temos regras sobre titulares de cargos políticos, não são todas as regras que o Bloco quereria, o Bloco gostaria de regras mais apertadas, nomeadamente exclusividade, entre outras", explicou.

No entanto, prosseguiu Catarina Martins, "mesmo as regras que existem facilmente são incumpridas, porque não existe uma entidade fiscalizadora exterior ao parlamento e com força para obrigar a cumprir essas regras e para penalizar quem não as cumpra".

"Portanto, propusemos uma entidade da transparência, exterior ao parlamento, que tivesse esse poder de regulação e de penalização, quando necessário", justificou.

A criação de uma Entidade para a Transparência "é um passo muito positivo, muito importante", até na própria "credibilidade do parlamento e dos demais cargos políticos" para passam a ter uma "entidade forte que possa fiscalizar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório