Meteorologia

  • 23 MAIO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Subsídio de parentalidade? Casais do mesmo sexo "têm os mesmos direitos"

Isabel Moreira reforça que, no que ao subsídio de parentalidade diz respeito, "os casais do mesmo sexo e os casais de sexo diferente têm exatamente os mesmos direitos".

Subsídio de parentalidade? Casais do mesmo sexo "têm os mesmos direitos"
Notícias ao Minuto

09:20 - 11/03/19 por Filipa Matias Pereira 

Política Isabel Moreira

Esta terça-feira a Assembleia da República irá a votos. Em causa está a medida que prevê que dois homens ou duas mulheres que decidam ter um filho biológico, ou escolham a adoção, passem a ter direito ao subsídio de parentalidade durante 120, 150 ou 180 dias, pago a 100 ou a 80% do rendimento bruto consoante a duração da licença. 

"A ver se nos entendemos", começou por escrever Isabel Moreira na sua página oficial de Facebook a respeito do tema. 

No entendimento da socialista, "não era preciso a lei dizer nada para que qualquer direito nesta matéria fosse extensível aos casais do mesmo sexo. Chama-se interpretação da lei conforme à Constituição". 

Simplesmente, "quando demos conta de que havia quem aplicasse a lei de forma discriminatória, fiz um projeto de lei que se limita a consagrar uma norma interpretativa para que ninguém, mas ninguém negasse a igualdade", explicou. 

Entretanto, recorda ainda Isabel Moreira, "outros projetos de lei desceram à especialidade sobre direitos em concreto. O trabalho aí desenvolvido foi excelente. Mas que fique claro que os casais do mesmo sexo e os casais de sexo diferente têm exatamente os mesmos direitos nesta matéria". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório