Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Marcelo é o Presidente certo para este tempo político de crispação"

Luís Marques Mendes fez este domingo um balanço, com nota positiva, sobre os três anos de mandato de Marcelo Rebelo de Sousa.

"Marcelo é o Presidente certo para este tempo político de crispação"
Notícias ao Minuto

22:29 - 10/03/19 por Anabela de Sousa Dantas

Política Marques Mendes

No rescaldo do terceiro aniversário da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Marques Mendes aproveitou o seu espaço de opinião na SIC para tecer algumas considerações sobre a atuação do chefe de Estado.

“Marcelo Rebelo de Sousa é um presidente completamente diferente dos seus antecessores”, começou por indicar o antigo líder do PSD, aproximando a presidência de Marcelo à de Mário Soares, que descreve como o presidente com o estilo mais parecido, mas, ao mesmo tempo, demarcando-a. “Mário Soares era mais uma espécie de presidente-rei, cultivava uma certa distância do povo”, ao passo que Marcelo “gosta de estar com o povo e mistura-se com o povo”.

"Depois da crise, da austeridade, da Troika, o país estava muito crispado e dividido. Ele contribuiu para descrispar o país", indicou.

No entender do comentador social-democrata, “goste-se ou não, Marcelo é um Presidente genuíno”. “Ele é hoje como Presidente aquilo que já era como cidadão”, afirmou, exemplificando que já tirava selfies antes de ocupar o cargo de chefe de Estado.

“Marcelo é o Presidente certo para este tempo político que estamos a viver, de crispação e populismo”, continuou Marques Mendes, sublinhando que “aproxima o eleito do eleitor” e, desta forma, “ajuda a combater o populismo”.

A par disso, descreve o comentador, trata-se de “um presidente muito interventivo” e que este “intervencionismo presencial está a reequilibrar o sistema político semi-presidencial, que estava muito inclinado para um presidencialismo do primeiro-ministro”, ficando assim “mais saudável”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório