"Marcelo é o Presidente certo para este tempo político de crispação"

Luís Marques Mendes fez este domingo um balanço, com nota positiva, sobre os três anos de mandato de Marcelo Rebelo de Sousa.

Notícia

© Global Imagens

Anabela de Sousa Dantas
10/03/2019 22:29 ‧ 10/03/2019 por Anabela de Sousa Dantas

Política

Marques Mendes

No rescaldo do terceiro aniversário da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Marques Mendes aproveitou o seu espaço de opinião na SIC para tecer algumas considerações sobre a atuação do chefe de Estado.

“Marcelo Rebelo de Sousa é um presidente completamente diferente dos seus antecessores”, começou por indicar o antigo líder do PSD, aproximando a presidência de Marcelo à de Mário Soares, que descreve como o presidente com o estilo mais parecido, mas, ao mesmo tempo, demarcando-a. “Mário Soares era mais uma espécie de presidente-rei, cultivava uma certa distância do povo”, ao passo que Marcelo “gosta de estar com o povo e mistura-se com o povo”.

"Depois da crise, da austeridade, da Troika, o país estava muito crispado e dividido. Ele contribuiu para descrispar o país", indicou.

No entender do comentador social-democrata, “goste-se ou não, Marcelo é um Presidente genuíno”. “Ele é hoje como Presidente aquilo que já era como cidadão”, afirmou, exemplificando que já tirava selfies antes de ocupar o cargo de chefe de Estado.

“Marcelo é o Presidente certo para este tempo político que estamos a viver, de crispação e populismo”, continuou Marques Mendes, sublinhando que “aproxima o eleito do eleitor” e, desta forma, “ajuda a combater o populismo”.

A par disso, descreve o comentador, trata-se de “um presidente muito interventivo” e que este “intervencionismo presencial está a reequilibrar o sistema político semi-presidencial, que estava muito inclinado para um presidencialismo do primeiro-ministro”, ficando assim “mais saudável”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas