Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Talvez se as mulheres vestissem coletes amarelos..."

Mariana Mortágua lamenta que as capas dos jornais não tenham destacado as manifestações do 8 de Março que tiveram lugar no país.

"Talvez se as mulheres vestissem coletes amarelos..."
Notícias ao Minuto

18:26 - 09/03/19 por Notícias Ao Minuto

Política Mariana Mortágua

Um dia depois de milhares de mulheres (não há um número oficial) terem saído à rua por todo o país nas manifestações do 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher, Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, estranha a ausência de destaque nas capas dos jornais, como deu conta através da sua conta no Twitter.

“Muitos milhares de mulheres saíram à rua ontem por todo o país, num movimento inédito em Portugal. Ao ler as capas da manhã fico com a sensação que nada aconteceu. Depois volto às redes sociais e confirma-se, existiu mesmo”, escreveu a bloquista, que referiu que isso poderia ter sido diferente. Bastaria um pequeno pormenor: “Talvez se as mulheres vestissem coletes amarelos...”.

A primeira manifestação dos Coletes Amarelos em Portugal no dia 21 de dezembro teve ampla difusão nos órgãos de comunicação social, apesar da fraca adesão que teve.

A greve feminista, como foi apelidada, passou ao lado da maioria dos jornais nacionais. Apenas teve destaque na capa de dois dos jornais (o Público e o Diário de Notícias), o mesmo destaque dado ao protesto dos enfermeiros, que também teve honra de capa em dois jornais.

Catarina Martins foi uma das pessoas enfatizou as manifestações do 8 de Março, partilhando algumas das imagens e vídeos do Esquerda.net.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório