Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco pede "afastamento rápido" de Tomás Correia do Montepio

A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu hoje que o presidente da Associação Mutualista do Montepio, Tomás Correia, deve ser "afastado rapidamente" da direção daquele organismo, considerando que "não tem idoneidade bancária".

Bloco pede "afastamento rápido" de Tomás Correia do Montepio
Notícias ao Minuto

14:25 - 06/03/19 por Lusa

Política Catarina Martins

"Tomás Correia não pode estar à frente da Associação Mutualista. Do nosso ponto de vista tarda em reagir o regulador, tarda em agir o Governo", declarou Catarina Martins, à margem de uma sessão pública na Universidade do Porto sobre 'Precários da Universidade do Porto: Ninguém pode ficar para trás'.

Catarina Martins disse esperar que a situação do afastamento de Tomás Correia seja "resolvida muito rapidamente", porque "é a única decisão que pode ser tomada", acrescentando que Tomás Correia que "não tem idoneidade bancária" segundo várias instituições.

"Para nós isto é uma situação insustentável e que vimos denunciando há muito tempo no parlamento", recordou.

O jornal Público avançou hoje numa notícia com o título "Tomás Correia pôs em ata que tem de ser o Montepio a pagar as suas multas", que Tomás Correia acautelou, em março do ano passado, que o banco se responsabilizasse pelo pagamento dos custos em que pudessem incorrer os "administradores pelos processos relacionados com a sua atividade" ou resultantes de "documentos emitidos por entidades oficiais".

Segundo o Público, o supervisor aplicou multas que perfazem 2,5 milhões de euros à equipa de Tomás Correia, com uma multa de 1,25 milhões de euros para o presidente da mutualista.

O líder da Associação já informou que vai recorrer da contraordenação do Banco de Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório