Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"Não é do populismo estridente e egoísta que vão sair soluções de futuro"

Depois de ter sido escolhido como cabeça-de-lista do Livre, Rui Tavares destaca a "urgência em mudar a forma como a política é feita" e sublinha que "Portugal está neste momento sem plano".

"Não é do populismo estridente e egoísta que vão sair soluções de futuro"
Notícias ao Minuto

14:22 - 05/03/19 por Fábio Nunes

Política Rui Tavares

Rui Tavares vai encabeçar a lista do Livre às eleições Europeias depois de ter sido escolhido nas eleições primárias do partido. Numa publicação na sua página de Facebook onde aborda a sua escolha e a dos restantes nomes que compõem a lista do Livre, Rui Tavares começa por salientar as primárias que considera ser um “processo democrático único em Portugal”.

“Seremos candidatos porque fomos escolhidos em eleições primárias, e não porque fomos indicados ou convidados por uma direção partidária. E isso faz toda a diferença, embora seja uma diferença que ainda não é valorizada”, salienta.

Referindo que 2019 “vai ser o ano do Livre”, o líder do partido afirma que “há urgência em mudar a forma como a política é feita”.

“Se não houvesse urgência, ou se a política estivesse bem como está, eu faria política de outra forma, informando-me e votando, mas não candidatando-me. Mas há urgência, porque há uma crise ecológica em curso que nos põe em risco a todos. Há urgência, porque o projeto europeu não se salva se o deixarmos entregue às lógicas habituais. Há urgência, porque Portugal está neste momento sem plano”, realça.

Uma urgência que parece assumir maior importância nestas eleições Europeias face à situação que se vive atualmente no espetro político europeu.

“Há urgência, porque os nacionalismos e os fascismos de todos os tipos espreitam. E a política como ela é feita hoje não só não dá resposta a estas perguntas como dificulta ativamente a procura de soluções. Não é dos círculos fechados da política atual que vão sair as soluções de futuro. Também não é do populismo estridente e egoísta que essas soluções vão sair”, frisa Rui Tavares.

As soluções “vão sair de uma política renovada, feita de uma relação honesta com a verdade e sincera com os cidadãos. Essa é a minha convicção, e por isso não vou ficar quieto”, acrescenta o cabeça-de-lista do Livre para as Europeias.

“É com muito entusiasmo que aceito levar a nossa mensagem ecológica, libertária e igualitária a estas eleições. Precisarei da ajuda de todos vós para chegar ao maior número possível dos nossos concidadãos. Porque há uma conversa urgente a ter sobre Portugal, a Europa e o mundo neste ano de 2019. E eu mal posso esperar para tê-la”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório