Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Europeias: Rui Tavares volta a ser o cabeça de lista pelo Livre

O ex-eurodeputado Rui Tavares vai voltar a encabeçar a lista do Livre às europeias de 26 de maio, repetindo o lugar de 2014, anunciou hoje o partido.

Europeias: Rui Tavares volta a ser o cabeça de lista pelo Livre
Notícias ao Minuto

10:40 - 04/03/19 por Lusa

Política Eleições

Em comunicado, o Livre divulgou os resultados provisórios das eleições primárias realizadas no domingo para a composição das listas do partido às europeias e aos círculos eleitorais de Lisboa, Porto e Setúbal.

"Depois de uma votação com participação de 40% do colégio eleitoral, os membros e apoiantes do Livre e todos os inscritos para votar escolheram Rui Tavares e Joacine Katar Moreira para liderarem a lista do Livre às eleições europeias de 2019", refere o comunicado, ressalvando que os resultados apenas serão definitivos após as 48 horas previstas para eventuais reclamações e impugnações.

Joacine Katar Moreira apresenta-se no 'site' do partido como investigadora doutorada em Estudos Africanos, de 36 anos, natural da Guiné-Bissau.

Para as eleições legislativas, os votantes escolheram Joacine Katar Moreira como cabeça-de-lista em Lisboa, Jorge Pinto como cabeça-de-lista no Porto e Ana Raposo Marques como cabeça-de-lista em Setúbal.

As candidaturas do Livre a todos os outros círculos eleitorais para as legislativas e para as eleições regionais da Madeira continuam abertas até 9 de junho, numa votação que decorrerá a 23 de junho.

Nas últimas europeias, o Livre, partido criado em 2014, obteve 2,18% dos votos e não elegeu qualquer eurodeputado.

O historiador Rui Tavares foi eleito eurodeputado em 2009 como independente nas listas do Bloco de Esquerda, partido com o qual rompeu em 2011, e é um dos fundadores do Livre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório