Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

"Não tem mal nenhum Marcelo ser simpático e gostar de tirar selfies"

O líder comunista reconhece um "estilo próprio" ao Presidente da República, que "não tem mal nenhum", e aceita que Marcelo Rebelo de Sousa tem cumprido e feito cumprir a Constituição da República Portuguesa.

"Não tem mal nenhum Marcelo ser simpático e gostar de tirar selfies"
Notícias ao Minuto

07:29 - 02/03/19 por Lusa

Política Jerónimo de Sousa

Em entrevista à Lusa, Jerónimo de Sousa comentou os três anos de mandato que o chefe de Estado está prestes a completar, mas vincou alguns reparos à sua atuação, nomeadamente em relação ao setor do Serviço Nacional de Saúde.

"Sim, no essencial não existiu nenhuma situação jurídico-constitucional em que o Presidente da República tivesse tomado uma posição contra o espírito ou a letra da Constituição. Isso não se verificou. Obviamente, tem um estilo próprio", reconheceu.

Apesar de "um ou outro momento" em que o PCP não acompanhou o posicionamento do Presidente da República, o secretário-geral comunista avaliou que não existe um "choque" ou uma "conflitualidade" de Marcelo Rebelo de Sousa face ao Texto Fundamental.

"Nisso, cada um é como cada qual, ele tem um estilo muito próprio. Eu não faço juízos de valor. Não tem mal nenhum que ele seja simpático com as pessoas e que goste de tirar as selfies [fotografias com outras pessoas através de telemóveis]. Ninguém pode levar o Presidente da República a mal", continuou.

Já o apelo do chefe de Estado para um consenso entre PS e PSD sobre a Lei de Bases da Saúde merece a reprovação do líder do PCP porque "os grandes grupos económicos privados fazem o seu negócio à custa da doença, não estão para curar, vivem fundamentalmente da doença".

Sobre as futuras eleições presidenciais, previsivelmente no início de 2021, Jerónimo de Sousa afirmou ser "precipitado" anunciar uma decisão que tem de ser da direção do partido ou do seu Congresso Nacional, no final de 2020.

"Em relação às presidenciais, o PCP terá uma posição, independentemente de apresentar ou não um candidato. Uma posição própria em relação às presidenciais, mas tudo é prematuro, em termos de sim ou não, com candidato, sem candidato, mas com posição, isso garanto que teremos", atestou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório