Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Minoria de Daniel Adrião acusa Costa de fazer "em segredo" lista do PS

A tendência minoritária socialista de Daniel Adrião anunciou hoje, na Comissão Política do PS, que votará contra a lista europeia de candidatos do seu partido, sobretudo por ter sido feita "em segredo" pelo secretário-geral, António Costa.

Minoria de Daniel Adrião acusa Costa de fazer "em segredo" lista do PS
Notícias ao Minuto

22:36 - 28/02/19 por Lusa

Política Europeias

"O caminho de elaborar uma lista longe dos olhos dos seus militantes e da sua base social de apoio, de fazer uma lista em circuito fechado, em "petit comité", em segredo, porque o segredo, claro está, é a alma do negócio. Mas que estranha forma de democracia é esta?", questionou Daniel Adrião no início da reunião, num discurso ao qual a agência Lusa teve acesso.

Na sua intervenção, Daniel Adrião, cuja sensibilidade interna representa cerca de 15% da Comissão Política Nacional do PS, afirmou que os membros da sua corrente votarão contra a lista de candidatos socialistas ao Parlamento Europeu proposta por António Costa.

"Em democracia tem de existir a liberdade de qualquer cidadão se poder candidatar aos órgãos de representação. E onde é que essa liberdade existe hoje no PS? Será que aos militantes do PS está vedada a possibilidade de se candidatarem a integrar as listas do seu partido? É este o exemplo de democracia que queremos dar ao país?", perguntou ainda este dirigente socialista.

Segundo Daniel Adrião, neste processo de elaboração da lista de candidatos do PS ao Parlamento Europeu "nada foi feito como devia e como era devido a quem se quer pedir que se confie o voto".

Não votaremos favoravelmente esta lista porque ela foi feita não com o envolvimento dos militantes do PS, mas apesar deles. Por isso só pode merecer a nossa censura", advertiu.

A lista de candidatos socialistas ao Parlamento Europeu, que esta noite é votada em Comissão Política deste partido, é encabeçada por Pedro Marques, seguindo-se a ex-ministra Maria Manuel Leitão Marques, o eurodeputado Pedro Silva Pereira e a ex-secretária de Estado dos Assuntos Europeus Margarida Marques.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório