Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Enfermeiros: PCP fala em "processos controversos e perigosos"

O PCP considerou hoje que as reivindicações dos profissionais de saúde "são justas", mas alertou que a greve dos enfermeiros é um processo "controverso e perigoso", que visa "objetivos alheios aos interesses de todos os enfermeiros".

Enfermeiros: PCP fala em "processos controversos e perigosos"
Notícias ao Minuto

16:07 - 27/02/19 por Lusa

Política Greve

"As reivindicações dos profissionais de saúde são justas, convergem com as propostas do PCP e acolhem, da nossa parte, a maior solidariedade", disse a deputada comunista Carla Cruz.

Intervindo no plenário da Assembleia da República, em Lisboa, a deputada apontou que "a justeza dessas reivindicações e da luta para as alcançar em nada se confunde com outros processos controversos e perigosos, como o da greve às cirurgias, que visam objetivos alheios aos interesses de todos os enfermeiros e contribuem para atacar o Serviço Nacional de Saúde [SNS]".

Carla Cruz falava na abertura da interpelação ao Governo, requerida pelo PCP, sobre "política geral centrada na política de saúde e nas medidas necessárias para valorizar o SNS e garantir o direito das populações à prestação de cuidados de saúde acessíveis e de qualidade".

Na opinião da deputada comunista, "o que se exige é a resposta do Governo com a adoção de medidas que assumam os direitos dos profissionais como parte integrante da qualidade do SNS".

Assim, "não são admissíveis mais protelamentos na resolução dos problemas com o descongelamento das progressões", bem como "na valorização e dignificação das carreiras, nem na criação da carreira dos auxiliares de ação médica", assinalou Carla Cruz.

A deputada considerou também ser necessário "valorizar o trabalho e os trabalhadores da saúde".

"É preciso prosseguir-se todos os dias o combate à precariedade e atribuir vínculo público a todos os trabalhadores do SNS", reforçou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório