Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Chumbo provou que BE e PCP são "co-responsáveis pela má governação"

qAssunção Cristas diz que chumbo da moção de censura foi "a prova dos 9 que era importante obter".

Chumbo provou que BE e PCP são "co-responsáveis pela má governação"

Assunção Cristas não saiu derrotada da moção de censura apresentada pelo CDS-PP e chumbada na tarde desta quarta-feira. Pelo menos, manteve-se o sorriso e as palavras positivas. A líder dos centristas garante que, apesar de não ter conseguido que fossem convocadas eleições, "ficou claro" com o chumbo da moção censura que o Partido Comunista Português (PCP) e o Bloco de Esquerda (BE) não funcionam como oposição, mas sim como apoiantes do Governo.

“Esta era a prova dos 9 que era importante obter para perceber que todos são co-responsáveis pela governação que vai mal e que também responsabiliza o Bloco de Esquerda e Partido Comunista. Ficou evidenciado que o PCP e o BE, que todos os dias querem fazer de oposição na verdade, nos momentos chave, estão juntos com o Governo e são, portanto co-responsáveis na governação. Isso é muito importante porque, de hoje em diante, não podem fingir que ora dão apoio ao Governo ora são oposição”, acusou.

Assunção Cristas clarificou ainda que esta moção de censura foi apresentada "contra o Governo das esquerdas unidas" e não contra o Partido Social Democrata (PSD), garantindo que, quando disse "ainda bem que há o CDS para fazer oposição", não estava a tentar dar uma 'alfinetada' ao PSD, mas sim elogiar o próprio partido.

"Essa frase diz bem do CDS, nós trabalhamos muito, trabalhamos para utilizar todos os instrumentos que temos ao nosso dispor, enquanto oposição, para demonstrar o descontentamento de muitos e muitos portugueses, por todo o país fora, em relação a esta governação, é isso que fazemos e isso só diz bem de nós", afirmou.

Recorde-se que, tal como previsto, a segunda moção de censura contra o Governo, apresentada pelo CDS-PP, foi rejeitada no Parlamento com os votos do PS, Bloco de Esquerda, PCP, Verdes e PAN. Ao lado do CDS , também sem surpresas, esteve apenas o PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório